Brasil

PANORAMA ELEITORAL-Presidenciáveis vão ao Nordeste, Genial/Quaest e AtlasIntel divulgam pesquisas

Por Eduardo Simões

(Reuters) – Os postulantes ao Palácio do Planalto no segundo turno da eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), farão campanha na Região Nordeste nesta quinta-feira, com o petista percorrendo dois Estados e o candidato à reeleição se concentrando em um.

O dia também será marcado por mais duas pesquisas sobre a rodada decisiva de votação para a Presidência, com os levantamentos Genial/Quaest e da AtlasIntel aguardados.

Veja abaixo destaques do cenário eleitoral.

SERGIPE E ALAGOAS

Lula começará o dia em Aracaju, onde falará com a imprensa e fará uma caminhada. Mais tarde, o petista fará campanha em Alagoas, Estado nordestino em que teve a menor vantagem sobre Bolsonaro, ficando com 56,50% dos votos válidos contra 36,05% do rival. Nos demais oito Estado da região, Lula venceu com pelo menos 60% dos votos válidos.

Lula deverá estar ao lado do governador afastado de Alagoas e candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB), apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e que enfrentará no segundo turno Rodrigo Cunha (União Brasil), apoiado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um aliado de Bolsonaro.

Dantas foi afastado do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça no âmbito de uma operação da Polícia Federal que investiga a prática sistemática de desvio de recursos públicos que ocorre desde o ano de 2019, conforme comunicado divulgado pela Procuradoria-Geral da República.

Lula afirmou que a operação da PF contra Dantas “cheira a suspeição” e Renan disse que a Polícia Federal está sendo usada politicamente e que Dantas é alvo de perseguição.

PERNAMBUCO

Bolsonaro, por sua vez, fará campanha na capital pernambucana, Recife, pela manhã e terá encontro com influenciadores digitais à noite.

Na véspera, o candidato à reeleição fez uma ofensiva pelo voto religioso, inaugurando pela manhã um templo evangélico em Belo Horizonte e, à tarde, comparecendo a uma missa no santuário de Nossa Senhora Aparecida, no dia do feriado dedicado à padroeira do Brasil.

Apoiadores do presidente causaram confusão no santuário, chegando a vaiar o sermão de um padre e a hostilizar equipes de emissoras de TV enquanto consumiam bebida alcoólica no local. Em entrevista antes da visita do presidente, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, disse que Bolsonaro seria bem recebido por ser o presidente, ao mesmo tempo que afirmou que “ou se é evangélico, ou se é católico”.

PESQUISAS

Novos levantamentos Genial/Quaest e da AtlasIntel são esperados para esta quinta, depois de pesquisa do PoderData apontar estabilidade no segundo turno da corrida pelo Palácio do Planalto.

Segundo o levantamento, Lula tem 48% das intenções de voto contra 44% de Bolsonaro, com ambos mantendo os mesmos patamares da sondagem divulgada na semana anterior.

Os institutos de pesquisas têm sido alvo de críticas e de pressão por parte de políticos depois de terem, nas pesquisas divulgadas na véspera do primeiro turno, subestimado a votação que Bolsonaro teve nas urnas.

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, afirmou em sua conta no Twitter que a nova rodada do instituto trará resultados ponderados por um modelo de “eleitor provável”, que busca minimizar o efeito das abstenções nas urnas no dia da votação.

PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS

Genial/Quaest – 13 de outubro, quinta-feira

AtlasIntel – 13 de outubro, quinta-feira

Datafolha – 14 de outubro, sexta-feira

XP/Ipespe – 14 de outubro, sexta-feira

CNT/MDA – 17 de outubro, segunda-feira

Ipec – 17 de outubro, segunda-feira

Ipespe – 18 de outubro, terça-feira

ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS

PODERDATA

Divulgada em 12 de outubro

Margem de erro: 1,5 ponto percentual

Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 2%

IPESPE

Divulgada em 11 de outubro

Margem de erro: 3 pontos percentuais

Lula (PT): 50%

Bolsonaro (PL): 43%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 2%

IPEC

Divulgada em 10 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 51%

Bolsonaro (PL): 42%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 2%

DATAFOLHA

Divulgada em 7 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 2%

GENIAL/QUAEST

Divulgada em 6 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 41%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 7%

(Reportagem adicional de Fernando Cardoso)

To Top