Asia

Putin expõe plano sobre “centro de gás” ao presidente da Turquia

LONDRES (Reuters) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse a seu colega turco Tayyip Erdogan nesta quinta-feira que a Turquia é a rota mais confiável para entregar gás à União Europeia e propôs construir o que chamou de centro de abastecimento no país.

“No decorrer do trabalho desse centro, que poderíamos criar juntos, claro, também seria uma plataforma não só de abastecimento, mas também de determinação de preço, porque essa é uma questão muito importante – a questão da precificação”, disse Putin.

“Hoje, esses preços são altíssimos; poderíamos facilmente regulá-los em um nível normal de mercado, sem conotações políticas.”

Putin sugeriu pela primeira vez na quarta-feira que a Rússia poderia criar um importante centro de gás na Turquia redirecionando os suprimentos dos gasodutos Nord Stream sob o Mar Báltico, que foram danificados por explosões no mês passado. As autoridades suecas e dinamarquesas estão investigando essas explosões como atos de sabotagem, mas ainda não disseram quem acreditam estar por trás delas.

(Reportagem da Reuters)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9C0KP-BASEIMAGE

To Top