Economia

Wall St digere dados de inflação acima do esperado e temores de grande alta de juros

Por Shreyashi Sanyal e Ankika Biswas

(Reuters) – Os principais índices de ações dos Estados Unidos devolveram perdas iniciais nesta quinta-feira, com o Dow e o S&P 500 se recuperando dos menores patamares em dois anos conforme investidores digeriam um aumento maior do que o esperado nos preços ao consumidor dos Estados Unidos no mês passado que provocou temores de outro grande aumento de juros pelo Federal Reserve em sua reunião de novembro.

O índice de preços ao consumidor dos EUA subiu 8,2% em setembro sobre um ano antes, em comparação com expectativa de avanço de 8,1%. A leitura foi inferior ao salto anual de 8,3% registrado em agosto.

O núcleo da inflação, que elimina preços voláteis de alimentos e combustíveis, subiu 6,6% no mês passado sobre o mesmo período do ano anterior, contra estimativa de taxa de 6,5%. A leitura ficou muito acima da alta de 6,3% de agosto.

“Tanto o número principal quanto o núcleo ficaram muito acima das expectativas, e isso é decepcionante”, disse Mace M. McCain, diretor de investimentos da Frost Investment Advisors.

“Esperávamos ver alguma moderação na inflação e não estamos vendo isso neste momento. Não há nada para dissuadir o Fed de seu caminho.”

O relatório de inflação segue dados de quarta-feira que mostraram alta maior do que o esperado dos preços ao produtor dos EUA em setembro, levando operadores de futuros dos juros dos EUA a precificar probabilidade de quase 91% de haver um quarto aumento consecutivo de 0,75 ponto percentual na taxa básica do Fed em sua reunião do próximo mês, com chance de 9% de ajuste ainda maior, de 1 ponto completo.

Às 12:26 (de Brasília), o Dow Jones subia 1,11%, a 29.534,79 pontos, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,64%, a 10.350,06 pontos. Às 12h20, o índice S&P 500 subia 1,05%.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9C0WQ-BASEIMAGE

To Top