Agronégocio

Exportação de milho do Brasil em outubro pode ser a maior do ano, diz Anec

A exportação de milho do Brasil em outubro foi estimada nesta terça-feira em até 7,2 milhões de toneladas, o que seria o maior volume mensal do ano, caso a projeção mais otimista seja confirmada, apontou relatório da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

A Anec disse ainda que a exportação, na pior das hipóteses do intervalo das projeções, atingiria 5,5 milhões de toneladas.

A entidade elevou sua projeção para outubro, que na semana passada foi vista em até 6,16 milhões de toneladas, segundo dados que levam em conta a programação de navios e embarques realizados.

A projeção para o período de janeiro a outubro ficou em 32,8 milhões de toneladas de milho, versus 20,6 milhões de toneladas em todo o ano de 2021, quando a produção quebrou por conta da seca e geadas. Neste ano, o clima foi mais favorável para as lavouras do cereal.

As exportações de milho do Brasil, segundo exportador global do produto, também têm sido favorecidas este ano pelos efeitos da guerra na Ucrânia, grande exportador que deixou de atender alguns mercados diante da guerra.

Já a exportação de soja do Brasil deve alcançar até 3,767 milhões de toneladas em outubro, segundo a Anec, versus 3,463 milhões de toneladas na semana anterior. Isso elevaria os embarques nos dez primeiros meses de 2022 para 74,6 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora; com reportagem adicional de Ana Mano)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9H0LT-FILEDIMAGE

To Top