Internacional

Nos EUA, Costa Leste da Flórida se prepara para um possível furacão nesta semana

Um sistema climático que se forma no Oceano Atlântico ao norte de Porto Rico pode atingir a costa leste da Flórida como um furacão no fim desta semana, disse no domingo, 6, o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). Segundo o centro, a área de baixa pressão poderia se tornar uma tempestade tropical ou subtropical no início desta segunda-feira, 7.

A previsão é de que o sistema se aproxime de partes das Bahamas e da costa da Flórida com a força de furacão entre quarta e quinta-feira, cerca de seis semanas depois que o furacão Ian atingiu a costa e devastou partes do sudoeste da Flórida.

O governador do Estado, Ron DeSantis, alertou no domingo os moradores para que estivessem preparados. “Aparentemente, a temporada de furacões ainda não terminou”, disse o vice-diretor interino do NHC, Mike Brennan.

Segundo ele, a escala do sistema é muito grande, o que significa que provavelmente afetará uma área ampla, não importa para onde o centro da tempestade vá.

A expectativa é de que aeronaves caçadoras de furacões voem pelo sistema em desenvolvimento nesta segunda-feira para explorar melhor a sua formação.

Até o momento, as previsões indicam que a tempestade será significativamente mais fraca do que o Ian, que atingiu a Flórida como um poderoso furacão de categoria 4 e deixou cerca de 130 mortos.

“Independentemente do desenvolvimento, há um risco crescente de inundações costeiras, ventos com força de tempestade tropical, chuvas e ondas fortes e erosão nas praias ao longo de grande parte da costa sudeste dos Estados Unidos, da costa leste da Flórida e partes das regiões central e noroeste Bahamas”, disse o centro.

Embora o pico da temporada de furacões geralmente ocorra em meados de setembro, a temporada vai até novembro.

To Top