Negócio

BCE emprestará mais de seus títulos para aliviar aperto do mercado

O Banco Central Europeu aumentou a quantidade de títulos que pode emprestar para 250 bilhões de euros visando aliviar um aperto de mercado que tende a piorar no ano que vem, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, nesta quinta-feira.

Com o BCE mantendo trilhões de euros em dívida pública, os participantes do mercado muitas vezes têm dificuldades para encontrar títulos de alta classificação, como os da Alemanha, que possam tomar emprestado e usar como garantia em transações financeiras.

Isso levou o BCE a aumentar a quantidade de títulos que disponibiliza para empréstimos a fim de aliviar essa escassez, que é particularmente aguda no final do ano, quando os bancos comerciais fecham as portas.

“O Conselho do BCE aumentou a partir de hoje o limite para empréstimos de títulos do eurosistema contra garantias em dinheiro de 150 bilhões de euros para 250 bilhões de euros”, disse Schnabel pelo Twitter. “Esta é uma medida de precaução para aliviar a escassez de garantias e sustentar o funcionamento do mercado até o final do ano.”

Alguns analistas esperam que a escassez de títulos governamentais diminua no próximo ano, quando o BCE começar a encolher o volume de títulos para limpar o excesso de liquidez e combater a inflação descontrolada na zona do euro.

(Reportagem de Francesco Canepa)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIA90HS-BASEIMAGE

To Top