Auxílio Brasil

Consignado do Auxílio Brasil com parcela de desconto em novembro

Dinheiro Pis INSS AUXÍLIO FGTS
rafastockbr/Shutterstock.com

Consignado do Auxílio Brasil com parcela de desconto em novembro Os beneficiários do programa Auxílio Brasil que pegaram crédito consignado na Caixa Econômica Federal levaram um susto ao conferir o valor do benefício que vão receber a partir do dia 17 de novembro: a parcela do empréstimo que seria descontada apenas em dezembro, segundo um demonstrativo obtido pelo aplicativo Caixa Tem, foi antecipada para este mês. Nas redes sociais, muitas pessoas se queixam de não terem recebido um contrato formal, na íntegra, que traga todas informações sobre a transação. A Caixa, no entanto, afirma que o Ministério da Cidadania faz a retenção antecipada do valor da parcela e o posterior repasse dos valores ao banco.

Na página do Facebook de Paola de Carvalho, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, há relatos de beneficiários que tiveram o desconto antecipado da primeira parcela ou de pessoas que tiveram o desconto, mas não pegaram empréstimo consignado.

Quais são os benefícios da cesta raiz do Programa Auxílio Brasil?

Segundo Paola, as famílias fizeram o consignado por necessidade. Muitas delas tiveram que se reprogramar nos gastos, para tentar colocar a vida em dia.

— As famílias foram pegas de surpresa, porque pegaram o crédito para desconto em dezembro e já viram o benefício ser descontado em novembro — diz Paola, acrescentando: — Pior ainda é o uso eleitoral disso, quando muitos grupos reproduzem fake news de que isso só aconteceu porque Bolsonaro não se reelegeu. Essa moda de aterrorizar os mais vulneráveis precisa ter fim. É fundamental ter políticas públicas que respeitem a vida e a dignidade das pessoas.

Mônica Lima, de 37 anos, moradora do Lins, na Zona Norte da cidade, conseguiu fazer o crédito consignado e, ao abrir o aplicativo Caixa Tem, para verificar o extrato de pagamento do benefício de novembro, já deparou-se com uma parcela de R$ 141 descontada do Auxílio Brasil, apesar de o print da tela do app mostrar o resumo do contrato do consignado com previsão de desconto da mensallidade em 7 de dezembro.

Auxílio Brasil: 8 aplicativos falsos para o programa

— Peguei (o empréstimo) por necessidade. A comida está cara, meu filho precisou de remédios por conta de problemas de saúde e não tive de onde tirar — lamenta.

Rosy Silva, de 28 anos, moradora de Anastácio, no Mato Grosso do Sul, conta que solicitou o crédito assim que a Caixa liberou a adesão ao empréstimo com desconto no auxílio, mas o pedido foi negado. Passado um tempo, Rosy tentou novamente, mas não teve resposta da Caixa, e o dinheiro não caiu na conta.

“Peguei meu extrato desse mês e tem um desconto de empréstimo consignado no Auxílio Brasil. Como pode, se não recebi nada?”, questiona Rosy, mãe de um menino de 5 anos.

Um usuário chamado Lel Kids, do Rio de Janeiro, comentou em uma publicação na página de Paola que não fez o empréstimo, mas também foi descontado.

“Bom dia não fiz o empréstimo e já está descontando”, escreveu.

Wilma Souza, de Feira de Santana, na Bahia, chama a atenção para as datas de desconto da parcela:

“Disseram que seria a primeira parcela só em dezembro, mas já veio agora esse mês de novembro”, escreveu.

Como pedir o Emprésito Consignado do Auxílio Brasil

O mesmo aconteceu com Pri Santos, de Lorena, em São Paulo:

“Não fiz empréstimo e abaixou (o valor do Auxílio Brasil)”.

Juliana Santos, do Rio de Janeiro, e Amanda de Jesus, de São Paulo, também reclamaram que o desconto foi feito antes da data.

O que diz a Caixa Econômica Federal

Procurada, a Caixa Econômica Federal respondeu que “na operação do Consignado Auxílio, o Ministério da Cidadania, responsável pelo pagamento do benefício, faz a retenção antecipada do valor da parcela e o posterior repasse dos valores à Caixa”.

O banco acrescentou:

“Em relação ao caso específico (da beneficiaria Mônica Lima), a data de 07/12/2022 informada no momento da contratação refere-se ao dia limite para repasse dos recursos pelo Ministério à Caixa ou para pagamento pelo cliente da prestação, quando não tiver sido possível o desconto do benefício”.

Auxílio Brasil: Saiba o que fazer para que sua família receba o benefício

A Caixa informou ainda que “os clientes recebem, no ato da solicitação do crédito, comprovante com os dados financeiros da operação e a orientação acerca da disponibilização das cláusulas gerais do contrato”.

A instituição finalizou declarando que “mais informações podem ser consultadas na página do Consignado Auxílio, no site da Caixa”. Fonte: Extra Globo

To Top