Benefícios

Veja 10 conteúdos de Matemática que podem cair na prova do Enem

enem fies mec vestibular
Foto Governo do Brasil

Veja 10 conteúdos de Matemática que podem cair na prova do Enem A dois dias do segundo dia de avaliações do Enem, o GLOBO reuniu uma lista de conteúdos de Matemática que são indispensáveis para a prova deste domingo. Entre as matérias, estão razão, probabilidade e função quadrática.

As sugestões são de Alex Fernando, professor de Matemática do Thathi AZ, parceira da Plataforma AZ; Julio Haluszczak, professor de Matemática do Dom Bosco AZ, parceira da Plataforma AZ; Mauro Belmonte, professor de Matemática do Descomplica; e Matheus Freitas, professor de Matemática do colégio Mopi.

Novo FIES: Saiba tudo sobre o financiamento estudantil

1 – Razão, proporção e porcentagem

Dentro desse assunto, vale muito a pena revisar a escala. Não só para comprimento linear, mas também para escala e volume, que é um assunto recorrente. Além de exercícios de porcentagens, de todo, porcentagem de porcentagem, aumentos e redução percentual.

2 – Probabilidade

Geralmente são as questões mais temidas pelos candidatos, mas lembramos que usar o Princípio Fundamental da Contagem é sempre bem-vindo. Lembre:

  • Arranjo — Importa a ordem
  • Combinação — Não importa a ordem

O que é o Enade e qual o seu objetivo?

3 – Geometria plana

Os alunos devem focar nas propriedades das figuras planas e no cálculo de suas áreas e também nos sólidos geométricos. Além das fórmulas, é bom estar ciente da possibilidade de compor e decompor as formas planas para encontrar modos mais rápidos de determinar a área de figuras e a visualização dos sólidos geométricos.

4 – Geometria espacial

O Enem aborda com bastante frequência:

  • Cilindro, cone e paralelepípedo — Volume dessas figuras são essenciais para a prova
  • Tronco de cone — Normalmente uma relação direta com a fórmula do volume do tronco do cone
  • Esfera — Volume

5 – Geometria analítica

Não existe prova de Matemática sem ela. O que encontramos na prova do Enem:

  • Pontos no plano cartesiano — Análise de distâncias entre pontos, ponto médio e áreas de figuras planas
  • Retas — Geralmente associadas a função do primeiro grau, determinar equação por dois pontos e intersecções são comumente abordados
  • Circunferência – Analisar uma equação de circunferência (utilização do centro e raio pela equação normal ou reduzida)

Como o Enem é corrigido e como usar suas notas?

6 – Função quadrática

Saber analisar pontos de máximo ou mínimo de uma função quadrática (coordenadas do vértice da parábola) e construção da função para uma possível análise desses pontos são clássicas abordagens feitas pelo Enem. Análise do gráfico de função do primeiro grau (retas), determinar o coeficiente angular de uma reta e utilização da forma segmentária de uma reta são excelentes caminhos que facilitam a resolução de algumas questões que envolvem função do primeiro grau.

7 – Grandezas Proporcionais

Questões com conceitos básicos são um carro-chefe quando se trata do Enem.

  1. Sequências — P.A e P.G
  2. Regra de 3
  3. M.M.C e M.D.C
  4. Conversão de unidades
  5. Escala

8 – Estatística

As questões clássicas envolvem média, mediana, moda, variância e desvio padrão. Fique atento à leitura do gráficos que serão usados nas questões, tenha paciência e atenção com eles.

9 – Exponencial e logaritmo

Clássicas abordagens de função exponencial e logarítmica são usadas geralmente com associações a crescimento ou decaimento: de bactérias, crescimento populacional, meia vida e matemática financeira (juro composto), lembrando das máximas:

  • Aumento de 20%, usamos 1,20 como taxa
  • Aumento de 40%, usamos 1,40 como taxa
  • Redução de 30%, usamos 0,70 como taxa

E vale ressaltar também aquela “regra de ouro”:

  • Exponencial — devemos igualar as bases
  • Não sendo possível igualar as bases, aplicamos logaritmos em ambos os lados da igualdade.

10 – Trigonometria

Máximo e Mínimo das funções Seno e Cosseno são muito bem utilizadas e associadas a questões envolvendo a análise dos gráficos. Saiba identificar o período da função dada, isso pode lhe poupar tempo em questões mais complexas. Valores notáveis dos arcos: importantíssimo e muito utilizado. Fonte Extra Globo

To Top