Últimas Notícias

Fraude pessoal: O que é e como prevenir 

Fraude pessoal é quando uma pessoa engana ou mente para você a fim de obter algum tipo de vantagem. No Brasil isso também é conhecido como engenharia social, 171 ou simplesmente estelionato. 

Milhões de pessoas são vítimas desse tipo de fraude todos os anos. O fato de as pessoas terem uma vida cada vez mais ativa no mundo online não ajudou muito a melhorar esse quadro. Pensando nisso, criamos este artigo. 

Vamos mostrar para você algumas dicas sobre como evitar ser vítima de fraude pessoal, um golpe muito comum, mas que poucas pessoas sabem como evitar. 

Tome cuidado com os seus dados pessoais na internet 

Hoje em dia a maioria dos brasileiros tem Instagram. Nessa rede social elas compartilham todo tipo de coisa, onde trabalham, o que gostam de fazer, quais são seus familiares próximos e etc. 

Não há nada de errado em compartilhar sua vida com as pessoas que você ama, mas alguns usuários dessas plataformas simplesmente deixam um livro aberto para qualquer um que queira dar uma olhada. 

O primeiro passo para se proteger contra fraude é cuidar dos seus dados na internet. De forma prática, deixe todas as suas redes sociais no modo privado. Além disso, não aceite solicitações de amizades de pessoas que você não conhece. 

No geral, não saia por aí compartilhando seus dados em várias plataformas. Alguns websites exigem que você se cadastre para liberar o acesso a algumas informações, ferramentas ou algo similar. 

Pergunte-se, eu realmente preciso me cadastrar neste site? Faz sentido compartilhar as informações que eles pedem? Após uma reflexão sobre isso, avance se achar sensato. 

Preste atenção na forma como acessa seus dispositivos 

Algumas pessoas se sentem confortáveis quando acessam seus dispositivos. Ter um bom antivírus em uma máquina que só você usa realmente é bom em termos de segurança, mas é necessário mais do que isso, para começar, use uma extensão de gerenciador de senha para o Chrome para proteger suas senhas. A propósito. Deixe seus dispositivos bem protegidos com senhas. 

Você precisa criar senhas fortes. Nada de usar sequências como 123456. A maioria dos sistemas já obriga os usuários a criar senhas fortes. Mas, mesmo que isso não seja o caso, é necessário que você crie uma boa senha para os seus dispositivos. 

As senhas com padrões alfanuméricos aleatórios são as melhores. A senha com padrão nos smartphones não é uma boa ideia. Os dedos deixam marcas na tela e é possível adivinhar esse tipo de senha. Inclusive, é mais fácil adivinhar um padrão de smartphone do que uma senha alfanumérica aleatória. 

Crie o hábito de ser cauteloso(a) 

A fraude é um tipo de crime bastante específico que explora uma fraqueza difícil de superar: o fator humano. A maioria dos especialistas em segurança acredita que é mais fácil atacar sistemas explorando o fator humano do que de outra forma. 

Invadir um sistema bancário é quase impossível. Mas conseguir fazer com que um funcionário de banco compartilhe informações sigilosas é muito mais comum do que você pode imaginar. 

Em resumo, preste atenção a forma como você lida com as pessoas. Pense duas vezes antes de compartilhar informações sobre a sua vida, principalmente com pessoas que você nunca viu antes. 

Utiliza um e-mail secundário 

Recomendamos que você tenha um e-mail principal para se cadastrar em produtos de grandes empresas. Estamos falando da Microsoft, Google e etc. Mas, existem algumas ferramentas e sites que vão pedir o seu e-mail, mas elas não são muito confiáveis. 

Por exemplo, um simples corretor ortográfico online pode exigir um cadastro com e-mail para liberar o acesso. 

Se você realmente precisa seguir em frente com esse tipo de situação. Utiliza um e-mail secundário. Um e-mail específico para esse tipo de situação. Você nem precisa usar seu nome completo nesse tipo de e-mail. Você pode simplesmente usar apelidos. 

Considerações finais 

Bom, essas foram as nossas dicas para evitar a fraude pessoal, uma modalidade de crime bastante comum hoje em dia. O fator humano é uma verdadeira vulnerabilidade constante. A melhor forma de se proteger é ser esperto 

É como se você tivesse que se tornar uma ferramenta de segurança. Faça isso se mantendo atualizado, leia blogs sobre segurança da informação e etc. 

To Top