Brasil

Morre em Campinas Rosália Lima, irmã de Chitãozinho e Xororó

Morre em Campinas Rosália Lima, irmã de Chitãozinho e Xororó
Reprodução / Redes Sociais

Morre em Campinas Rosália Lima, irmã de Chitãozinho e Xororó Rosália Lima, irmã de Chitãozinho e Xororó, morreu em Campinas (SP). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (5) pela dupla, considerada a maior e mais influente da história da música sertaneja, no perfil oficial do Instagram. A assessoria de imprensa dos artistas não informou a idade nem a causa da morte

Rosália, assim como os dois cantores, nasceu no Paraná, mas também escolheu Campinas para viver. Ela protagonizou a história do caderno rasgado, que, recentemente, ficou conhecida como o marco de início da carreira de Chitãozinho e Xororó.

CPF negativado: Saiba como regularizar

Os artistas cancelaram um show previsto para esta segunda-feira no “Navio É o Amor”, um cruzeiro em comemoração aos 30 anos de carreira de Zezé Di Camargo e Luciano.

Em maio, o g1 produziu uma série de reportagens especiais sobre os 50 anos de carreira da dupla, completados em 2020. Na ocasião, durante uma entrevista exclusiva, os músicos detalharam a história, que aconteceu quando ainda eram crianças (leia abaixo).

Como fazer chamadas em grupos de até 32 pessoas pelo WhatsApp?

Dupla musical

O pai dos artistas, que nasceram em Astorga (PR) e moraram parte da infância em Rondon (PR), era motorista de caminhão e viajava a semana inteira transportando madeira para a serraria em que trabalhava. Além do ofício que fazia seu Marinho Lima sustentar a casa, ele também cantava, assim como a esposa, e gostava de escrever canções. Um dia, de volta de uma viagem, procurou um caderno para relembrar uma das músicas que compôs e descobriu que a filha Rosália havia rasgado as folhas.

“Ele ficou muito bravo, queria bater nela. Naquela época a gente entrava no chinelo, do pai e da mãe. A nossa mãe ficou nervosa, entrou no meio, deu um clima pesado, aí, um de nós, não lembro se eu ou o Xororó falou ‘não, pai, é essa música que o senhor quer? A gente sabe cantar. Aí ele: ué, sabe como? Nós falamos: vamos cantar”, contou Chitãozinho ao g1 à época.

Conheça o Conecte SUS

Xororó detalhou ainda mais o episódio. “Nós falamos: a gente sabe cantar todas as músicas do caderninho do senhor. Ele disse: ‘Como assim? Então canta aí”, disse. A história, que ficou conhecida durante as comemorações de 50 anos de carreira da dupla, estará presente na série do Globoplay sobre a vida dos cantores.

A dupla lamentou a morte em nota. “A família agradece o entendimento de se reservarem nesse momento de profunda dor”, diz o texto. Mário e Araci Lima, pais de Chitãozinho e Xororó, tiveram oito filhos: Chitãozinho (José), Xororó (Durval), Maurício, Amauri, Nilva, Rosália, Tião e Ricardo. Rosália foi casada com Marciano, que formou ao lado de João Mineiro uma dupla também lendária na história do segmento. Fonte G1

To Top