Benefícios

Posso ter uma liberação mais rápida no INSS?

BPC Loas inss
Joa Souza/Shutterstock.com

Posso ter uma liberação mais rápida no INSS? Desde que foi lançado, o sistema de reconhecimento automático tem agilizado os pedidos de cidadãos que solicitam análise de benefício, pedidos de aposentadoria, salário maternidade, benefícios a PCDs e idosos, entre outros serviços do INSS. A análise automática é realizada com base nas informações inseridas pelo usuário em todos os sistemas do governo, diminuindo o tempo de espera. 

Como funciona a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) no INSS?

A inovação possibilitou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrasse em outubro de 2022 o menor estoque de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais dos últimos anos. 

Receba notícias gratuitas no App Mix Vale

Apenas no mês de setembro, foram mais de 159 mil decisões realizadas de maneira automática. Desse montante, foram decididos 79 mil benefícios assistenciais e cerca de 80 mil benefícios previdenciários. 

Como sacar o INSS

Para ter acesso ao reconhecimento automático, o usuário, na hora do pedido do benefício, responde algumas perguntas e o sistema compara os dados nas bases do governo. Com os dados conferidos pelo sistema, sem que qualquer divergência impeça o reconhecimento automático do direito, a análise é concluída e o pedido aprovado. Caso exista necessidade, seu pedido prosseguirá para análise manual de um servidor para ser aprovado. 

Adicional de 25% para aposentados por invalidez: entenda decisão do STF

As perguntas, porém, precisam ser respondidas corretamente, de acordo com o que está na base do sistema. É preciso também fornecer os documentos solicitados, nítido e com foto, seus vínculos e atividades, sem deixar nada fora do simulador. O sistema compara o direito a solicitação ao que está na Legislação e obedece a Lei de Proteção de Dados (LPD), garantindo assim, a segurança em todo o procedimento. 

Dataprev – A empresa de tecnologia parceira do Governo Federal é quem desenvolveu o sistema de automação do INSS, além de comparar dados da base do governo, a lei e as respostas informadas.  

Saiba mais sobre o Reconhecimento Automático aqui.  

To Top