Benefícios

Entenda o que é o saque-aniversário que libera saldo de FGTS

Dinheiro Pis INSS AUXÍLIO FGTS
rafastockbr/Shutterstock.com

Entenda o que é o saque-aniversário que libera saldo de FGTS O novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que va acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como parte de seus esforços para concentrar o uso do fundo como instrumento de investimento e proteção ao trabalhador em caso de perda do emprego.

Criado em 2019, o saque-aniversário permite que o trabalhador resgate uma fração do saldo em sua conta do FGTS anualmente, fora das situações que dariam acesso a esses recursos. Veja como funciona.

O que é FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 1966 com o objetivo de funcionar como uma rede de proteção financeira aos trabalhadores, podendo ser usado em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de imóveis, doenças graves e morte, o que beneficia os herdeiros.

Na prática, funciona como uma poupança para os trabalhadores de carteira assinada, mantida e alimentada por depósitos mensais feitos pelo empregador.

A partir do governo de Michel Temer, saques extraordinários, portanto fora das condições originais do fundo, foram autorizados para colaborar com a recuperação da economia.

To Top