Benefícios

Cadastro Único: Dados que precisam de atualização cadastral

Cadastro Único: Dados que precisam de atualização cadastral Em reunião com o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Gustavo Canuto, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, reforçou a necessidade de atualização da base de dados do Cadastro Único para garantir mais agilidade e segurança, nesta segunda-feira (9.01).

A agenda foi um passo para que possamos garantir um conjunto de providências voltadas para a segurança de dados na tomada de decisões para fila de espera”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome 

“A agenda foi um passo para que possamos garantir um conjunto de providências voltadas para a segurança de dados na tomada de decisões para fila de espera. São milhões de pessoas passando fome, que se inscrevem e às vezes nem conseguem se inscrever”, disse o ministro. “Portanto se vê a necessidade dessa pactuação, e já estamos dialogando com a rede SUAS, municípios, estados e várias entidades. Junto com a reinstalação dos Conselhos da Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional”, completou. 

A Dataprev é uma empresa pública que fornece soluções de tecnologia para a execução de políticas sociais do país, sendo a responsável pelo sistema de cadastro dos usuários no Cadastro Único. Na reunião, ficou também acertada uma agenda da Dataprev com o MDS e a Caixa Econômica federal para a tomada de decisões que possam garantir segurança na atualização dessa base de informações, tanto na entrada como no desligamento.

O presidente da Dataprev também recomendou a continuidade de investimentos do Governo Federal com foco na modernização do sistema, o que foi garantido pelo ministro Wellington Dias. “Essa é uma das determinações do presidente Lula. Investir na modernização é promover mais agilidade, segurança e eficiência na relação com os mais necessitados”, comentou o ministro.

O Cadastro Único é o instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, que serão o público das políticas sociais. Atualmente há 40,7 milhões de famílias inscritas.

To Top