Benefícios

Pedidos do INSS ficam mais rápidos no reconhecimento automático

Pedidos do INSS ficam mais rápidos no reconhecimento automático Desde que foi lançado, o sistema de reconhecimento automático tem agilizado os pedidos de cidadãos que solicitam análise de benefício, pedidos de aposentadoria, salário maternidade, benefícios a PCDs e idosos, entre outros serviços do INSS. A análise automática é realizada com base nas informações inseridas pelo usuário em todos os sistemas do governo, diminuindo o tempo de espera. 

Como funciona a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) no INSS?

A inovação possibilitou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrasse em outubro de 2022 o menor estoque de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais dos últimos anos. 

Apenas no mês de setembro, foram mais de 159 mil decisões realizadas de maneira automática. Desse montante, foram decididos 79 mil benefícios assistenciais e cerca de 80 mil benefícios previdenciários. 

Como sacar o INSS

Para ter acesso ao reconhecimento automático, o usuário, na hora do pedido do benefício, responde algumas perguntas e o sistema compara os dados nas bases do governo. Com os dados conferidos pelo sistema, sem que qualquer divergência impeça o reconhecimento automático do direito, a análise é concluída e o pedido aprovado. Caso exista necessidade, seu pedido prosseguirá para análise manual de um servidor para ser aprovado. 

Adicional de 25% para aposentados por invalidez: entenda decisão do STF

As perguntas, porém, precisam ser respondidas corretamente, de acordo com o que está na base do sistema. É preciso também fornecer os documentos solicitados, nítido e com foto, seus vínculos e atividades, sem deixar nada fora do simulador. O sistema compara o direito a solicitação ao que está na Legislação e obedece a Lei de Proteção de Dados (LPD), garantindo assim, a segurança em todo o procedimento. 

Dataprev – A empresa de tecnologia parceira do Governo Federal é quem desenvolveu o sistema de automação do INSS, além de comparar dados da base do governo, a lei e as respostas informadas.  

Saiba mais sobre o Reconhecimento Automático aqui.  

To Top