Internacional

Ucrânia alerta que Rússia planeja grande nova ofensiva em fevereiro

A Ucrânia alertou que a Rússia estaria completando os preparativos para uma grande nova ofensiva este mês, pouco depois de Kiev sinalizar uma remodelação em sua liderança militar em meio a um escândalo de corrupção que abalou o Ministério da Defesa.

Serhiy Haidai, governador da região de Luhansk, disse que a Rússia continua a reforçar sua capacidade ofensiva e a trazer tropas para as posições de linha de frente, enquanto reduz seu ritmo de tiro em certas áreas para economizar munição para o próximo avanço.

Nos últimos meses, a Rússia treinou milhares de soldados mobilizados na Bielo-Rússia e em partes do oeste da Rússia, em preparação para o envio para a Ucrânia. Haidai disse que os sinais indicam que esse treinamento está chegando ao fim e que Moscou alocou duas semanas para que esses novos militares entrem em partes da Ucrânia dominadas pela Rússia e assumam cargos. “A partir de 15 de fevereiro, podemos esperar uma grande ofensiva a qualquer momento”, disse ele.

O serviço interno de segurança ucraniano (SBU) disse ter exposto um grande esquema de peculato para desviar fundos públicos destinados à compra de alimentos para o exército, que custou ao Ministério da Defesa US$ 3,2 milhões em um momento em que seus soldados enfrentam uma crise grande ataque. Fonte: Dow Jones Newswires.

To Top