Brasil

Preços do petróleo caem US$ 3/barril com temores de altas mais acentuadas das taxas dos EUA

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo caíram 3 dólares o barril nesta terça-feira, depois que os comentários do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, alimentaram temores de alta das taxas.

Nesta terça-feira, o dólar também se fortaleceu e o principal importador de petróleo, a China, divulgou dados fracos.

O petróleo Brent caiu 2,89 dólares, ou 3,4%, para fechar a 83,29 dólares o barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) caiu 2,88 dólares, ou 3,6%, para fechar a 77,58 dólares por barril. Essas foram as maiores quedas percentuais em um único dia para ambos os contratos desde 4 de janeiro.

Powell disse ao Congresso que o Fed provavelmente precisará aumentar as taxas mais do que o esperado à luz dos recentes dados econômicos fortes, pressionando a maioria das commodities e os mercados financeiros para baixo.

“Esses comentários estão se espalhando pelo mercado, que assumiu um sentimento de risco”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York.

Os comentários impulsionaram o dólar americano, que saltou mais de 1% para uma máxima de três meses, pesando sobre o petróleo denominado em dólares, tornando-o mais caro para os compradores que pagam com outras moedas.

Mais pressão veio de uma contração nas exportações e importações da China em janeiro e fevereiro, incluindo importações de petróleo bruto, apesar do levantamento das restrições contra Covid-19.

“Dada a alta inflação nos EUA e na Europa, a demanda de lá deve continuar enfraquecendo, o que também reduz a demanda de processamento na China”, disse Iris Pang, economista-chefe do ING para a Grande China.

(Reportagem de Laila Kearney e Shariq Khan; Reportagem adicional de Rowena Edwards, Florence Tan e Trixie Yap em Cingapura)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ260WI-BASEIMAGE

To Top