Tecnologia

Chefe do FBI diz que TikTok “clama” por questões com segurança nacional dos EUA

WASHINGTON (Reuters) – O governo da China pode usar o TikTok para controlar dados de milhões de usuários norte-americanos, disse o diretor do FBI, Christopher Wray, em uma audiência no Senado dos Estados Unidos nesta quarta-feira, dizendo que o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa “clama” por questões de segurança.

Wray disse em uma audiência do Comitê de Inteligência do Senado sobre ameaças mundiais à segurança dos Estados Unidos que o governo chinês também pode usar o TikTok para controlar software em milhões de dispositivos e conduzir narrativas para dividir os norte-americanos sobre Taiwan ou outros assuntos.

“Sim, e eu gostaria de ressaltar esse último, em particular, que não temos certeza de que veríamos muitos dos sinais externos de que isso aconteceria se estivesse acontecendo”, disse Wray sobre as preocupações de que a China pode alimentar desinformações para usuários.

“Esta é uma ferramenta que está sob o controle do governo chinês – e, para mim, clama por preocupações de segurança nacional”, disse Wray.

A Casa Branca apoiou a legislação apresentada na terça-feira por uma dúzia de senadores para dar ao governo do presidente Joe Biden novos poderes para proibir o TikTok e outras tecnologias estrangeiras se representarem ameaças à segurança nacional.

Outros altos funcionários da inteligência do país, incluindo a diretora de inteligência nacional, Avril Haines, o diretor da CIA, William Burns, e o diretor da Agência de Segurança Nacional, Paul Nakasone, concordaram na audiência que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos.

(Por Michael Martina e Patricia Zengerle)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ270T5-BASEIMAGE

To Top