Brasil

Líderes de entidades mundiais do esporte celebram mulheres em dia internacional

Por Lori Ewing

MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) – A secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, homenageou os oito países que estão estreando na Copa do Mundo Feminina em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres nesta quarta-feira, pedindo às jogadoras que se orgulhem de sua capacidade de inspirar.

Haiti, Marrocos, Panamá, Filipinas, Portugal, Irlanda, Vietnã e Zâmbia farão sua estreia na vitrine global do futebol feminino, que acontecerá de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.

“Vejo vocês, mulheres, mães, irmãs, estudantes e atletas. Mulheres com quem elas se identificam, se destacando em campo”, disse Samoura em comunicado.

“Isso encorajará uma geração de meninas e mulheres a sonhar alto, a sonhar grande. Para defender a si mesmas e ir além da grandeza no campo, mas também na vida.”

Várias outras figuras do esporte celebraram as mulheres e aplaudiram o progresso no Dia Internacional das Mulheres, que tem suas raízes nos movimentos socialistas e trabalhistas dos Estados Unidos no início do século 20, quando muitas mulheres lutavam por melhores condições de trabalho e pelo direito ao voto.

O presidente da Federação Internacional de Tênis, David Haggerty, pediu aos homens que intensifiquem a luta pela igualdade de gênero.

“O papel dos homens não pode ser subestimado”, disse Haggerty em um comunicado. “É nosso dever e responsabilidade combinados descobrir a melhor maneira de corrigir o desequilíbrio de gênero.”

Sebastian Coe, presidente da World Athletics, o orgão máximo do atletismo, defendeu a liderança feminina em um vídeo no Twitter, dizendo que ter mulheres em posições de influência melhora a organização.

Afirmando que “talvez eu seja um pouco controverso”, Coe sugeriu que se a World Athletics tivesse mais mulheres em posições de liderança durante alguns dos anos mais sombrios da organização no passado, os desafios poderiam não ter sido tão profundos.

(Por Lori Ewing)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ270RH-BASEIMAGE

To Top