Mundo

ONU adverte que “excesso de consumo vampírico” está drenando a água do mundo

ONU adverte que "excesso de consumo vampírico" está drenando a água do mundo

Por Isla Binnie

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – A Organização das Nações Unidas abriu sua primeira conferência sobre segurança hídrica em quase meio século nesta quarta-feira com um apelo aos governos para que administrem melhor um dos principais recursos compartilhados pela humanidade.

Um quarto da população mundial conta com água potável insegura, enquanto metade carece de saneamento básico, disse a ONU. Ao mesmo tempo, quase três quartos dos desastres recentes foram relacionados à água.

“Estamos drenando o sangue vital da humanidade por meio do consumo excessivo vampírico e do uso insustentável, e evaporando-o por meio do aquecimento global”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Garantir o acesso à água potável e ao saneamento faz parte da lista de 17 pontos que a ONU estabeleceu para o desenvolvimento sustentável, ao lado de acabar com a fome e a pobreza, alcançar a igualdade de gênero e tomar medidas contra as mudanças climáticas.

A conferência de três dias que começa nesta quarta-feira em Nova York não pretende produzir o tipo de acordo vinculante que surgiu nas reuniões climáticas em Paris em 2015, ou sobre a proteção da natureza em Montreal em 2022. Mas Guterres disse que deve “resultar em uma ousada Agenda de Ação das Águas que dá à força vital do nosso mundo o compromisso que ela merece”.

A  agenda visa estabelecer compromissos voluntários de países e representantes do setor e criar “ímpeto político”.

Guterres disse que os governos precisam de planos que “assegurem o acesso equitativo à água para todas as pessoas, enquanto conservam esse precioso recurso”, e trabalhem com seus vizinhos para gerenciá-lo.

(Reportagem de Isla Binnie)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ2L0TJ-BASEIMAGE

To Top