Últimas Notícias

MST espera anúncios do governo para definir intensidade do Abril Vermelho

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) aguarda anúncios do governo Lula (PT) nesta semana para definir a intensidade do Abril Vermelho, jornada anual de ações do movimento para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás (1996) e chamar atenção para a pauta da reforma agrária.

A base do movimento pressiona por invasões de latifúndios improdutivos em 17 de abril, que devem ocorrer –nos últimos anos, elas não têm chegado às centenas como no começo do século. Além disso, também estão planejadas manifestações, marchas e outras atividades.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário do governo federal ainda estuda o que conseguirá entregar até o dia 10.

O MST tem cobrado a criação de um cadastro único das famílias acampadas; a apresentação de um cronograma para atendimento das famílias acampadas, estimadas em cerca de 100 mil; e a elaboração de um programa de produção de alimentos orgânicos e da agricultura familiar.

O movimento também pede a resolução da situação de 30 mil famílias que estão em áreas de pré-assentamento, ou seja, não tiveram o processo de assentamento concluído e, por isso, não têm acesso a crédito e a políticas públicas de produção agrícola.

To Top