Tecnologia

EY é multada e proibida de realizar algumas auditorias na Alemanha devido a escândalo da Wirecard

EY é multada e proibida de realizar algumas auditorias na Alemanha devido a escândalo da Wirecard

BERLIM (Reuters) – A entidade reguladora de auditoria da Alemanha aplicou nesta segunda-feira uma multa de 500 mil euros à EY, auditora da empresa de pagamento Wirecard entre 2016 e 2018, e proibiu a companhia de realizar novas auditorias a empresas de interesse público por dois anos.

A EY disse em um e-mail que foi informada pela Apas, a entidade reguladora, que uma investigação sobre a empresa havia sido concluída, mas que não foi informada sobre os detalhes da decisão.

A Apas disse em comunicado que impôs sanções à empresa responsável pela auditoria da Wirecard e a cinco auditores individuais, sem se referir à EY pelo nome. O relatório anual da Wirecard cita a EY como auditora para aquele período.

A Wirecard entrou com pedido de insolvência em junho de 2020, devendo aos credores quase 4 bilhões de dólares, depois de divulgar um rombo de 1,9 bilhão de euros em suas contas que a EY disse ser resultado de uma fraude global sofisticada.

A empresa, fundada em 1999, começou processando pagamentos para sites de jogos de azar e pornografia antes de se tornar uma estrela fintech e um membro do índice de blue chips DAX, da Alemanha.

A Apas encontrou violações dos deveres pela auditora em conexão com o escândalo, disse a entidade.

A decisão proíbe a auditora de participar de licitações para a auditoria de determinadas empresas por dois anos, incluindo todas as empresas listadas, bem como a maioria do setor financeiro, composto por bancos e seguradoras.

(Reportagem de Joern Poltz)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ320ML-BASEIMAGE

To Top