Bancos

Banco pode negar abertura de Conta poupança para quem tem dívida?

nota dinheiro benefícios inss fgts pis
Fotografia de MixVale.com.br

Banco pode negar abertura de Conta poupança para quem tem dívida? Normas do BC e Código de Defesa do Consumidor barram recusa de abertura de conta para a aplicação preferida dos brasileiros.

endividamento recorde da população põe em dúvida se os consumidores negativados têm direito a buscar alternativas de investimento mesmo antes de quitar a dívida. Queridinha da população brasileira, a caderneta de poupança é uma das vias mais procuradas e não pode ser negada a quem tem débitos pendentes ou está com o nome inscrito no cadastro de maus pagadores.

Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), as instituições financeiras até podem restringir a abertura de contas-correntes, mas não existe nenhuma determinação contra a abertura de uma conta poupança.

A avaliação leva em conta as resoluções 3.695/2009 e 3.972/2011, ambas do BC (Banco Central). “Fica claro que a abertura da conta poupança não pode ser negada a nenhum cidadão”, afirma o IDEC. O órgão de defesa cita ainda que a negativa à abertura da caderneta pode ser considerada onerosa ao consumidor, prática que fere o artigo 39 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Outro motivo pelo qual as instituições financeiras não podem se negar a abrir conta poupança é o fato de que as instituições só podem impor restrição a negócios que lhe causem prejuízos. “Se o cliente tiver dinheiro vivo, não há motivo para o impedimento, até porque isso seria recusar pronto pagamento, prática também vedada pelo CDC.”

A poupança foi utilizada por quase um quarto (23%) da população brasileira no ano passado, segundo o Raio X do Investidor, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

O atual nível de endividamento e a maior atratividade de outros investimentos com a mesma segurança da caderneta justificam a fuga recente da aplicação favorita dos brasileiros. Somente no primeiro trimestre deste ano, o volume de saques da caderneta de poupança superou o de depósitos em R$ 51,2 bilhões, o pior resultado da história para o período.

O IDEC orienta, no entanto, que o cliente não procure o mesmo banco onde já tinha dívidas pendentes ao tentar abrir a conta poupança. “Apesar de ilegal e abusivo, muitas instituições financeiras apresentam contratos com cláusulas que preveem o uso de recursos depositados em contas do titular para quitação de débitos pendentes”, destaca o órgão.

“Para que o consumidor não sofra com processos judiciais para reaver o dinheiro da conta poupança, que pode, ou não, ser utilizado indevidamente para quitar a dívida, melhor procurar outra instituição”, explica. Fonte: R7

To Top