Internacional

Japão: primeiro-ministro Kishida é retirado de evento após explosão em evento de campanha

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, foi retirado ileso de um evento de campanha neste sábado, depois que um homem jogou um artefato explosivo em sua direção. A polícia prendeu o homem suspeito no local e o premiê não ficou ferido.

Imagens da emissora pública NHK mostraram uma comoção depois que o homem lançou um objeto para o alto e foi jogado no chão por pelo menos um espectador e seguranças. Cerca de 50 segundos após o início dos gritos, ouviu-se o som de uma explosão e a fumaça se espalhou pelo ar.

Naquele momento, Kishida já havia deixado o ambiente e estava ileso. Um policial sofreu ferimentos leves, de acordo com a NHK.

O premiê estava prestes a fazer um discurso por volta das 11h30 (horário local) em um porto de pesca em Wakayama, perto de Osaka, onde uma eleição especial para um assento parlamentar será realizada no final deste mês.

Embora Kishida não tenha se ferido, a cena caótica lembrou o assassinato há nove meses do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que também veio em uma viagem de campanha e continua a repercutir na política japonesa. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.

To Top