Brasil

Chefe do BIS alerta sobre ameaças à estabilidade financeira e diz que juros precisam seguir mais altos

Chefe do BIS alerta sobre ameaças à estabilidade financeira e diz que juros precisam seguir mais altos

Por Marc Jones

LONDRES (Reuters) – O chefe do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) alertou que anos de luta contra crises econômicas criaram condições que estão empurrando os limites da estabilidade quando se trata do sistema financeiro internacional.

Agustín Carstens, gerente geral do BIS, que é chamado de “banco central dos bancos centrais globais”, disse que essa “região de estabilidade” não é definida por taxas de juros ou níveis de dívida, mas influenciada ao longo do tempo por forças políticas e tecnológicas e políticas macroeconômicas.

Autoridades de bancos centrais de todo o mundo têm aumentado as taxas de juros para combater a inflação. No entanto, em um discurso na Universidade da Colômbia em Nova York, Carstens disse que, para evitar um “regime de alta inflação” de longo prazo, os custos de empréstimos podem precisar permanecer mais elevados e por mais tempo do que se pensava, mesmo à custa da desaceleração das economias.

Bancos centrais também enfrentam grandes perdas –pelo menos no papel– nos trilhões de dólares, ou euros, em títulos que compraram para tentar impulsionar suas economias durante as crises, o que significa que os governos também não têm mais recebido uma parte dos lucros que essas compras uma vez geraram.

“Esses riscos são materiais”, disse Carstens.

Outro grande desafio é a instabilidade financeira. Desde a década de 1970, em quase um quinto dos casos o estresse bancário irrompeu cerca de três anos após o início de um ciclo coordenado de aumento das taxas de juros globais.

Incrementos maiores na inflação e níveis mais altos de dívida do setor privado tornam o estresse cada vez mais provável, acrescentou Carstens. Ele destacou que esta foi a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial em que um grande aumento na inflação ocorreu quando os níveis de dívida estão tão altos.

Isso também significa que os formuladores de política monetária devem alterar sua abordagem daqui para frente e abster-se de cortes agressivos nos custos de empréstimos, ou estímulos, quando a inflação ficar abaixo das metas.

Isso deve ajudar a limitar os efeitos colaterais negativos das taxas de juros ultrabaixas, principalmente o acúmulo do tipo de vulnerabilidades financeiras que foram observadas recentemente no sistema bancário.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3G0OX-BASEIMAGE

To Top