Brasil

Ibovespa tem leve queda com nova previsão de envio de regra fiscal ao Congresso

Ibovespa tem leve queda com nova previsão de envio de regra fiscal ao Congresso

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa caía na tarde desta segunda-feira, após abertura no azul, pressionado por Vale e em meio à nova previsão de que o arcabouço fiscal só seja entregue ao Congresso na terça-feira ou depois.

Em Wall Street, os três principais índices acionários também mostraram certa piora desde a abertura e operavam no vermelho nesta tarde, ainda que seguissem próximos à estabilidade.

Às 15:18 (de Brasília), índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caía 0,46%, a 105.795,13 pontos. Na mínima, foi a 105.622,91 pontos, e, na máxima, subiu a 106.829,81 pontos.

O índice caminha para terceira queda diária seguida, ainda que venha de sua maior alta semanal no ano, de 5,41%, diante de forte valorização no início da semana passada.

O volume financeiro somava 13,7 bilhões de reais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta tarde acreditar que o envio do arcabouço fiscal ao Congresso acontecerá na terça-feira, mas ponderou que “pode ficar para depois”, acrescentando que o envio depende da Casa Civil e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que a previsão inicial era entregar o texto da proposta nesta segunda, mas houve adiamento porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou há apenas poucas horas da viagem à China e aos Emirados Árabes Unidos e ainda tem agenda nesta segunda com o chanceler russo, Sergei Lavrov.

“Em geral, é ruim o adiamento, porque passa uma falta de credibilidade”, disse Phil Soares, chefe de análise da Órama, acrescentando que já vinha sendo vista certa desorganização do novo governo na divulgação de suas medidas. Segundo Soares, esse cenário era, inclusive, pior no início do ano. “O adiamento não foi uma coisa boa, mas também não é muita novidade”.

O novo arcabouço fiscal já foi apresentado pelo governo, mas agentes financeiros aguardam pelo texto oficial da proposta para ter mais detalhes sobre o funcionamento da regra.

O S&P 500 registrava leve queda em Wall Street, com investidores projetando mais uma alta de juros em maio, enquanto aguardam por mais dados econômicos e balanços corporativos.

Entre as ações, 3R Petroleum era destaque com recuo de cerca de 15%, após anunciar um inesperado aumento de capital.

Petrobras era a principal influência positiva, enquanto Vale, a ação de maior peso no Ibovespa, passou a cair após abertura em alta, com investidores na expectativa pelas divulgações de dados de atividade econômica na China e relatório de produção e vendas da companhia mais tarde nesta semana.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3G0P3-BASEIMAGE

To Top