Benefícios

DIFERENÇA DO INSS: COMO SABER SE VOU RECEBER (REVISÃO DA VIDA TODA)?

Dinheiro aposentadoria meu inss
rafastockbr / Shutterstock.com

A Revisão da Vida Toda nada mais é do que a diferença de aposentadoria que milhares de aposentados deixaram de receber.

Se você quer saber se é uma das pessoas que vão receber a diferença, ou seja, se você pode pedir a revisão da vida toda, continue conosco neste post.

REVISÃO DA VIDA TODA: O QUE É?

A revisão da vida toda é um dos tipos de revisão de aposentadoria que existem.

Primeiramente, é importante lembrarmos que a revisão existe para reparar erros do INSS no cálculo dos benefícios ou quando se identifica uma norma mais benéfica que o segurado tenha direito.

Ou seja, existem vários motivos que levam à revisão no caso concreto, por isso é preciso entender, antes de tudo, qual é o problema encontrado na sua aposentadoria.

AGORA VAMOS FALAR ESPECIFICAMENTE DA REVISÃO DA VIDA TODA, DO QUE SE TRATA ESTE TIPO DE REVISÃO?

Essa revisão diz respeito à mudança que houve no PBC – Período base de contribuição.

Período básico de cálculo é o espaço de tempo dentro do qual encontramos as contribuições do segurado que serão utilizadas pelo INSS para encontrar o valor do benefício previdenciário.

Após 29/11/1999 o critério para analisar o PBC mudou passando a tomar como base apenas os salários de contribuição a partir de de julho de 1994.

Na prática, isso significa que se você tem 10 anos de contribuição a partir de julho de 1994 e todo o restante antes dessa data, o INSS, para calcular sua aposentadoria, vai usar somente o valor dos salários que você teve após julho de 1994.

Para muitas pessoas isso foi um prejuízo, pois se os seus melhores salários foram anteriores à julho de 1994 isso não ia refletir na aposentadoria.

A partir daí surgiu uma enxurrada de pedidos de revisão perante o INSS e ações na justiça pedindo que o INSS ao fazer o cálculo da aposentadoria considere não somente os períodos posteriores à julho de 1994, mas também os anteriores.

Depois de muitos anos em batalha judicial, o assunto chegou ao STF e tivemos uma confirmação: A REVISÃO DA VIDA TODA É DEVIDA! 

Ou seja, as pessoas que perderam dinheiro com este cálculo injusto podem requerer esse reparo e o INSS será obrigado a refazer os cálculos da sua aposentadoria.

COMO SABER SE VOU RECEBER A DIFERENÇA DO INSS (REVISÃO DA VIDA TODA)?

Para receber a diferença do INSS é preciso, antes de tudo, fazer os cálculos previdenciários. Essa etapa deve ser feita por um Advogado Previdenciário que terá experiência necessária para identificar se realmente é vantajoso para você entrar com o pedido de revisão da vida toda.

Antes de buscar o apoio de um profissional para obter a diferença do INSS confira se você preenche os pontos que tornam a revisão vantajosa, confira:

  • Aposentados do INSS que fizeram contribuições anteriores à 07/1994 e se aposentaram após 29/11/1999;
  • Aposentados cujas contribuições maiores ocorreram antes de 07/1994;
  • Aposentados com poucas contribuições após 1994; 

APÓS ISSO, O PRÓXIMO PASSO É FAZER O CÁLCULO DA REVISÃO DA APOSENTADORIA (DIFERENÇA DO INSS).

Para o cálculo o profissional irá analisar:

  • Qual é o período da sua contribuição;
  • Qual é a data da sua aposentadoria;
  • Quais regras eram aplicadas na data da sua aposentadoria;
  • Quais regras são aplicáveis hoje e podem ser utilizadas ao seu caso;
  • Entendimento dos tribunais sobre os seus direitos;

Além disso, é feita uma simulação com todo o valor que você já recebeu e o que, em tese, seria o correto.

Esse é um trabalho complexo que deve ser realizado por um profissional especializado em direito previdenciário.

Se você está nessa situação, conte com o nosso profissionalismo e experiência na área para melhorar a sua aposentadoria.

Após identificado que você realmente faz jus à revisão do benefício, você poderá entrar com o pedido judicial.

Como a justiça já reconheceu o direito à revisão toda, caso você preencha os requisitos receberá uma decisão positiva do judiciário.

Para entrar com esse processo basta buscar o apoio de um advogado previdenciário. Ao final do processo, com a sentença positiva em mãos você conseguirá receber a sua diferença.

É importante mencionar que a forma de pagamento dessa diferença do INSS ainda não foi estabelecida. Assim que isso ocorrer nós contaremos para vocês através dos conteúdos do nosso blog. Por isso, nos acompanhe para não perder nenhuma novidade.

TERMINOU A LEITURA DESSE POST E NÃO SABE O QUE FAZER?

Lembramos que a Revisão da Vida Toda é um assunto sério e para evitar prejuízos o aposentado precisa buscar o apoio de um Advogado Previdenciário para realizar os cálculos antes de tomar qualquer providência.

Temos mais de 40 anos de experiência em Benefícios junto ao INSS e se você está nessa situação, conte com a nossa expertise.

Nos especializamos em atender digitalmente todos os segurados do INSS, residentes no Brasil ou no exterior e você pode entrar em contato clicando aqui. Através da nossa plataforma digital, garantimos rapidez na conclusão de aposentadorias, auxílio-doença e revisionais.

To Top