Brasil

Confiança das empresas na Alemanha tem leve melhora em abril

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) – A confiança das empresas alemãs subiu ligeiramente em abril devido a uma melhora nas expectativas, somando-se a sinais positivos conforme a maior economia da Europa espera ter evitado uma recessão de inverno, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios subiu para 93,6, após uma leitura revisada de 93,2 em março. O aumento foi mais fraco do que o esperado, com uma pesquisa da Reuters com analistas apontando para uma leitura de abril de 94,0.

É provável que a economia alemã tenha se expandido no primeiro trimestre com uma recuperação na produção industrial, disse o banco central alemão em um relatório mensal nesta segunda-feira, revisando sua previsão anterior de uma pequena contração.

“As preocupações das empresas alemãs estão diminuindo, mas a economia ainda carece de impulso”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

O ímpeto econômico na Alemanha deve permanecer fraco por enquanto, disse Ulrich Wortberg, economista sênior do banco alemão Helaba. “Pelo menos uma recessão deve ser evitada e esperamos recuperação gradual ao longo do ano”, acrescentou.

Os recentes problemas bancários desencadeados pelo Credit Suisse e a falência do Silicon Valley Bank parecem não ter se espalhado para a economia real.

“A turbulência bancária não teve impacto na confiança empresarial”, disse o economista do Ifo, Klaus Wohlrabe. “Os efeitos do contágio falharam em se materializar.”

Embora as expectativas das empresas tenham melhorado, elas avaliaram sua situação atual como um pouco pior, disse o instituto.

(Reportagem de Maria Martinez, Rachel More e Miranda Murray)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3N0DP-BASEIMAGE

To Top