Benefícios

IRPF: Posso recuperar cópia do ano passado?

Imposto de renda para aposentado: é preciso declarar?
Lais Monteiro/Shutterstock.com

IRPF: Posso recuperar cópia do ano passado? Preciso recuperar uma declaração de Imposto de Renda enviada em 2002. Como faço isso?

Pergunta da leitora Maria Isabel

O titular da declaração pode recuperar declarações enviadas até 2008 pelo e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal. 

Declarações anteriores, como a de que a leitora precisa, só podem ser recuperadas se comparecer a uma unidade da Receita Federal. Para isso, é necessário fazer agendamento. Vale lembrar que apenas o titular da declaração pode fazer esse pedido. Se constar como dependente em uma declaração anterior, terá de pedir para o titular entrar em contato com a Receita. 

Como recuperar dados de declarações até 2008

Pelo portal e-Cac, é possível recuperar os dados das declarações enviadas até 2008.

1) Acesse o portal:

2) Vá até o link Meu Imposto de Renda:

3) Escolha o ano de cuja declaração deseja baixar:

4) Só é possível baixar dados de declarações até 2008:

Como recuperar dados de declarações anteriores a 2008

As declarações anteriores a 2008 não estão disponíveis no e-Cac. Nesse caso, é preciso solicitar a cópia pelo atendimento presencial pelo link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/saga/agendamento/.

O contribuinte deve consultar a unidade mais próxima, agendar horário para ser atendido e levar um pendrive para salvar a cópia digital.

Somente o titular da declaração pode pedir esse serviço. Caso conste como dependente, é preciso pedir ao titular que faça essa solicitação. Fonte: R7

To Top