Benefícios

INSS: como diminuir o imposto a pagar de aposentados e pensionistas

INSS: como diminuir o imposto a pagar de aposentados e pensionistas Qualquer pessoa pode enviar perguntas por email ao R7; elas serão respondidas pelo site em parceria com o CRCSP.

Pergunta: Sou aposentada e pensionista, meus rendimentos ultrapassam o limite de isenção do IR e sei que tenho que fazer a declaração. Primeiramente, gostaria de saber se posso colocar como dependente minha mãe idosa, que fica comigo, mas recebe pensão.

Além disso, preciso de orientações sobre como posso diminuir o imposto a pagar, porque há dois anos não tenho mais nenhum valor descontado mensalmente e não tenho dependente.

No aplicativo da Receita Federal já vem tudo pronto, pois optei pelo modelo da declaração pré-preenchida. Gostaria de saber se existe alguma alteração que eu possa fazer, sem risco de cair na malha fina, pra não pagar o imposto, ou pagar um valor menor. (Zilda Anjos)

Resposta: Senhora Zilda, em relação à sua primeira pergunta, sua mãe pode, sim, ser sua dependente, desde que ela não tenha a obrigatoriedade de entregar declaração de forma independente. A lista de situações em que o contribuinte é obrigado a entregar a DIRPF pode ser consultada neste link, no site da Receita.

Quanto ao imposto a pagar, como nenhum valor referente aos seus rendimentos é retido na fonte, tudo o que é devido fica acumulado para o acerto na declaração de ajuste anual. Para tentar diminuir o impacto desse montante, a senhora deve lançar todas as despesas dedutíveis, tanto da titular quanto da dependente, correspondentes aos gastos com saúde (incluindo consultas médicas particulares, exames médicos, tratamentos odontológicos e mensalidades de planos de saúde).

Também estão na categoria de despesas que podem ser abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda os gastos com previdência complementar PGBL, com instrução e com doações a entidades habilitadas (as que são credenciadas pelos fundos de direitos da criança e do adolescente e do idoso, por exemplo).

Depois de lançar todas as despesas, é preciso verificar o que é mais vantajoso: utilizar as deduções para o cálculo do imposto na declaração completa ou optar pelo desconto simplificado. O sistema da Receita Federal realiza esse cálculo automaticamente, e o contribuinte faz a escolha na hora de enviar a declaração.

A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda ou pelo Programa do IRPF 2023.  Fonte: R7

To Top