Brasil

Criação de vagas de trabalho nos EUA deve ter desacelerado em abril, com taxa de desemprego em 3,6%

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) – Os empregadores dos Estados Unidos provavelmente contrataram o menor número de trabalhadores em quase dois anos e meio em abril, já que os efeitos cumulativos e defasados da taxa de juros mais alta começam a impactar uma ampla faixa da economia.

Mas o relatório de emprego do Departamento do Trabalho, a ser divulgado nesta sexta-feira, oferecerá pouco conforto às autoridades do Federal Reserve que lutam contra a inflação alta, já que o crescimento dos salários deve ter permanecido forte no mês passado. A expectativa é de que a taxa de desemprego tenha subido para um nível ainda historicamente baixo de 3,6%.

O Fed elevou sua taxa básica de juros em mais 25 pontos-base na quarta-feira, para a faixa de 5,00% a 5,25%, e sinalizou que pode interromper a campanha de aperto monetário mais rápida do banco central dos EUA desde a década de 1980, embora tenha mantido um viés duro contra a inflação. O Fed aumentou sua taxa básica de juros em 500 pontos-base desde março de 2022.

“O mercado de trabalho está se dobrando lentamente, mas não quebrando”, disse Sam Bullard, economista sênior do Wells Fargo. “Existe resiliência contínua no mercado de trabalho no momento, mas a tendência é continuar a desacelerar o ritmo de impulso.”

Pesquisa da Reuters mostrou que o levantamento deve mostrar abertura de 180.000 empregos fora do setor agrícola no mês passado. Esse seria o menor ganho desde dezembro de 2020, após 236.000 postos de trabalho criados em março.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ440B6-BASEIMAGE

To Top