Brasil

Encomendas à indústria da Alemanha têm queda inesperada em março

(Reuters) – As encomendas à indústria da Alemanha caíram bem mais do que o esperado em março, diminuindo 10,7% em relação ao mês anterior com base sazonal e ajustada pelo calendário, informou o escritório federal de estatísticas nesta sexta-feira.

Uma pesquisa da Reuters com analistas apontava para uma queda de 2,2%. A leitura marca o maior declínio mensal desde 2020, no auge da pandemia de Covid-19.

O setor de veículos teve destaque especial no resultado, com recuo na entrada de pedidos de 47,4% em relação ao mês anterior. Houve um grande aumento nas encomendas em fevereiro, que não se concretizou um mês depois, disse o escritório.

“Depois de três aumentos consecutivos, os novos pedidos literalmente entraram em colapso em março, retomando assim sua tendência de queda”, disse o economista-chefe do Commerzbank, Joerg Kraemer.

“Os riscos crescentes para a indústria alemã orientada para a exportação vêm dos aumentos das taxas de juros globais. Além disso, o ímpeto de trabalhar com pedidos que estavam parados devido à falta de materiais está diminuindo”, acrescentou Kraemer.

As encomendas estrangeiras caíram 13,3% em relação ao mês anterior, enquanto as encomendas domésticas diminuíram 6,8%.

(Reportagem de Tristan Veyet em Gdansk)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ440DW-BASEIMAGE

To Top