Benefícios

Meu INSS vai passar a mostrar taxas e custos de crédito e cartão consignado

Meu INSS
Rafapress/Shutterstock.com

Meu INSS vai passar a mostrar taxas e custos de crédito e cartão consignado

O aplicativo Meu INSS, que reúne serviços e informações dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai passar a disponibilizar aos segurados o valor das taxas de juros ofertadas para novas operações de empréstimos consignadoscartão de crédito e cartão de crédito consignado.

As novas funcionalidades, que ainda não têm data para serem implementadas, acontecem após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovar, na última quinta-feira (dia 4), duas resoluções recomendando mais transparência aos dados das operações consignáveis.

No primeiro documento, o órgão colegiado orienta que o app disponibilize aos segurados o valor das taxas de juros ofertadas para as novas operações e o número de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Central de Atendimento (CAC).

Para isso, o Conselho recomenda que bancos e financeiras que ofereçam as operações a aposentados e pensionistas disponibilizem ao INSS e a Dataprev, em cada operação, as seguintes informações:

taxas de juros mensal e anual;

Custo Efetivo Total;

data do primeiro desconto;

valores do imposto sobre operações e dos recursos pagos a título de dívida (saldo devedor original) quando a contratação for oriunda de portabilidade ou refinanciamento; e

informação diária das taxas ofertadas para novas operações. Fonte: Extra Globo

To Top