Mundo

EUA alertam contra cruzar ilegalmente a fronteira com o México após fim de Título 42

Por Ted Hesson

WASHINGTON (Reuters) – Autoridades dos Estados Unidos disseram nesta segunda-feira que haverá “consequências mais duras” para os migrantes que cruzarem ilegalmente a fronteira do país com o México, à medida em que o presidente norte-americano, Joe Biden, se afasta das restrições impostas por conta da Covid-19, conhecidas como Título 42, que impediram muitos migrantes de solicitar asilo na fronteira nos últimos três anos.

O número de migrantes pegos cruzando a fronteira ilegalmente desde que a Título 42 expirou na sexta-feira caiu acentuadamente em relação aos picos da semana passada, disse o funcionário do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, em inglês), Blas Nunez-Neto, em uma teleconferência com jornalistas.

A queda nas apreensões ocorreu quando Biden implementou um padrão mais rígido para pedidos de asilo na fronteira, e abriu novos caminhos legais para migrantes no exterior, e após países mais ao sul intensificarem a segurança em suas fronteiras, disse Nunez-Neto.

Nunez-Neto disse que os migrantes que atravessam ilegalmente “agora enfrentam consequências mais duras na fronteira, incluindo uma proibição mínima de cinco anos para reentrada e o potencial de serem processados criminalmente se tentarem novamente”.

Algumas autoridades ligadas ao tema expressaram internamente preocupação com o rápido lançamento das novas regras e disseram que isso prejudica o direito de reivindicar asilo sob a lei dos EUA e tratados internacionais, além das promessas de campanha de Biden. Os defensores da imigração estão recorrendo à Justiça em um esforço para barrar o novo regulamento.

Na semana passada, alguns migrantes disseram à Reuters que estavam correndo para a fronteira na tentativa de entrar no país antes que as novas regras de asilo entrassem em vigor.

Depois que a Título 42 terminou à meia-noite de quinta-feira, alguns requerentes de asilo disseram que foram informados pelas autoridades dos EUA que não poderiam entrar até que solicitassem uma entrevista em um novo aplicativo, conhecido como CBP One.

Funcionários da fronteira dos EUA alertaram por meses que o fim das restrições da Título 42, em vigor desde março de 2020 no início da pandemia de Covid-19, poderia levar a um aumento nas travessias ilegais. A Título 42 permitia que as autoridades dos EUA expulsassem migrantes para o México ou outros países sem a chance de pedido de asilo aos EUA.

(Reportagem de Ted Hesson em Washington; Reportagem adicional de Rami Ayyub em Washington)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ4E0U1-BASEIMAGE

To Top