Brasil

Kremlin se recusa a discutir o que acontecerá se acordo de grãos do Mar Negro expirar

(Reuters) – O Kremlin disse que não entraria em “discussões hipotéticas” sobre o que a Rússia fará se o acordo de grãos do Mar Negro expirar na quinta-feira.

Moscou disse que encerrará na quinta-feira o acordo, pelo qual a Rússia permite que a Ucrânia exporte grãos com segurança dos portos do Mar Negro, apesar da guerra em terra, a menos que uma lista de demandas para seu próprio comércio agrícola seja atendida.

“Não acho que nenhuma discussão hipotética seja apropriada aqui”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

“Até agora, a decisão não foi anunciada, como você sabe. Você só vai ter que esperar até que seja anunciada.”

As Nações Unidas e a Turquia negociaram o acordo por um período inicial de 120 dias em julho passado, para ajudar a enfrentar uma crise alimentar global que foi agravada pela invasão de Moscou à Ucrânia, um dos principais exportadores mundiais de grãos.

Para convencer a Rússia a permitir as exportações de grãos ucranianos, as Nações Unidas concordaram ao mesmo tempo em ajudar Moscou por três anos com seus próprios embarques agrícolas.

Moscou havia concordado em estender o pacto por mais 120 dias em novembro, mas em março resolveu renovar por apenas mais 60 dias.

(Reportagem da Reuters; Texto de Kevin Liffey)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ4G0I5-BASEIMAGE

To Top