Brasil

Mudança de preço da Petrobras deve aumentar diferença de valor entre etanol e açúcar

Por Marcelo Teixeira

(Reuters) – A mudança de preço dos combustíveis pela Petrobras provavelmente aumentará a diferença de cotações entre o etanol e o açúcar para o nível mais alto em 12 anos, disseram analistas e corretores na quarta-feira.

A mudança de política de preços da Petrobras anunciada na terça-feira, no entanto, não terá impacto na estratégia de produção dos produtores brasileiros de açúcar e etanol, que iniciam uma nova temporada, pois já planejam produzir o máximo de açúcar possível e, consequentemente, menos etanol, disseram os especialistas.

“As usinas já estão no máximo. Elas não podem ir além do máximo”, disse um corretor de açúcar dos EUA, referindo-se à intenção das usinas de usar o máximo de cana-de-açúcar deste ano para produzir açúcar, já que o preço do adoçante paira em torno dos níveis mais altos em 11 anos.

As usinas brasileiras têm relativa flexibilidade para transferir a cana para a produção de açúcar ou etanol, dependendo dos preços de mercado.

A corretora e fornecedora de serviços da cadeia de suprimentos Czarnikow disse na quarta-feira que a diferença entre os preços do açúcar e do etanol hidratado para as usinas brasileiras atingiu o equivalente a 11,34 centavos de dólar por libra, a maior desde 2011.

O novo sistema de preços da Petrobras elimina a chamada política de paridade de importação de combustível que alinhava mais os valores com o mercado de petróleo e a taxa de câmbio.

A Petrobras também disse que reduzirá os preços da gasolina em mais de 12% a partir de quarta-feira, o que reduzirá ainda mais os preços do etanol.

“É claro que esse corte reduzirá ainda mais a atratividade do etanol para as usinas, mas os preços da energia já estavam caindo, o que era esperado”, disse Willian Orzari, sócio da consultoria de açúcar e etanol FG/A.

Os contratos futuros de açúcar em Nova York perderam algum impulso após a notícia da Petrobras, embora os corretores divergissem sobre o motivo.

“Não teve impacto imediato nos preços do açúcar, já que a paridade do etanol permanece bem abaixo dos preços atuais do açúcar”, disse um corretor europeu.

O corretor dos EUA acredita que houve algum impacto, afirmando que uma parte dos especuladores que estavam sustentando o mercado na terça-feira decidiu vender posições após a notícia.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ4G0QS-BASEIMAGE

To Top