Benefícios

Doenças que podem estar associadas ao “cecê”

Doenças Saude

Doenças que podem estar associadas ao “cecê” Mau cheiro corporal pode ir além das questões de higiene.

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais cuidam da higiene. No entanto, pode acontecer de alguém ter mau cheiro e as principais razões estão mesmo ligadas a isso: falta de banho, desodorante ou roupa suja. Também afetam o odor corporal a alimentação, remédios e hormônios, mas o temido cecê pode indicar algum problema de saúde.

O nome para esse odor ruim composto por suor e restos de células que é exalado das axilas (e também da área genital, ao redor dos mamilos e até couro cabeludo) é bromidrose.

Caso surja algum cheiro ruim, é bom ficar atento à saúde. Conheça algumas doenças que podem provocar cecê:

Sobrepeso e obesidade

O excesso de gordura cria dobras na pele, que podem ser um terreno fértil para bactérias.

Além de contribuir para a piora do odor corporal, um estudo mostrou que pessoas obesas têm uma capacidade reduzida de detectar e identificar cheiros em comparação com pessoas mais magras.

Diabetes

Pessoas com diabetes podem desenvolver uma condição chamada cetoacidose diabética, que pode produzir um cheiro ‘frutado’.

Se você tem CAD, o corpo não consegue usar o açúcar como energia, então começa a queimar gordura — fazendo com que o sangue fique ácido e o odor corporal adocicado.

Os principais sintomas da diabetes incluem perda de peso, urinar com mais frequência do que o habitual, especialmente à noite, sensação de cansaço e visão turva.

Insuficiência renal

A insuficiência renal é uma condição de longo prazo em que os rins têm dificuldade para filtrar os resíduos do sangue. Quando isso não acontece, o corpo pode ser dominado por toxinas.

As pessoas com a doença podem desenvolver um cheiro corporal semelhante ao da amônia devido ao acúmulo dessas toxinas.

Doença hepática

Pessoas com doença grave no fígado podem ter hálito com cheiro de mofo ou de alho e ovos podres, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA. Fonte: Extra Globo

To Top