Mundo

EUA estão preocupados com planos da Coreia do Norte de entregar armas à Rússia, diz porta-voz

Por Hyonhee Shin

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos estão preocupados com o fato de a Coreia do Norte estar planejando entregar mais armas à Rússia, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA nesta segunda-feira, após o líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometer reforçar a cooperação estratégica com Moscou.

Mais cedo nesta segunda-feira, a agência de notícias estatal KCNA da Coreia do Norte disse que Kim fez a promessa em uma mensagem ao presidente russo, Vladimir Putin, marcando o Dia Nacional da Rússia.

Kim pediu “cooperação estratégica mais estreita” com Moscou, “de mãos dadas com o presidente russo, em conformidade com o desejo comum dos povos dos dois países de cumprir o grande objetivo de construir um país poderoso”, segundo a KCNA.

O porta-voz do Departamento de Estado disse que, apesar das negativas de Pyongyang de que tenha vendido armas à Rússia para a guerra na Ucrânia, os Estados Unidos confirmaram que a Coreia do Norte completou em novembro de 2022 uma entrega de armas, incluindo foguetes de infantaria e mísseis, ao grupo mercenário apoiado pelo Kremlin, Wagner.

“Estamos preocupados que a RPDC esteja planejando entregar mais equipamento militar para a Rússia”, acrescentou o porta-voz, usando as iniciais do nome oficial da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte tem procurado estreitar os laços com o Kremlin e apoiou Moscou após a invasão da Ucrânia no ano passado, culpando a “política hegemônica” e a “arrogância” dos Estados Unidos e do Ocidente.

Os Estados Unidos disseram em março que tinham novas informações de que a Rússia estava buscando ativamente adquirir armas adicionais da Coreia do Norte em troca de ajuda alimentar.

Em março, Washington impôs sanções a um homem eslovaco que disse ter tentado vender mais de duas dúzias de tipos de armas e munições norte-coreanas à Rússia para ajudar Moscou a substituir equipamentos militares perdidos em sua guerra com a Ucrânia.

To Top