Mundo

Forças tradicionais dividem vitórias em eleições regionais na Argentina

Por Walter Bianchi

BUENOS AIRES (Reuters) – As duas principais forças políticas da Argentina garantiram vitórias nas eleições regionais, mostraram os resultados na manhã desta segunda-feira, enquanto os candidatos de um novo partido libertário que tem abalado o cenário político ficaram para trás.

A votação de domingo em três províncias do norte ocorreu meses antes das primárias nacionais em agosto e de uma eleição geral em outubro, para a qual os peronistas governistas e o bloco conservador de oposição carecem de um líder firme em meio à crise econômica.

Os peronistas comemoraram uma vitória na disputa pelo governo na província de Tucumán, enquanto os conservadores venceram em San Luis pela primeira vez em 40 anos. Eles também venceram na região vinícola de Mendoza.

O libertário Javier Milei, que quer dolarizar a economia e acabar com o banco central, tem aparecido forte nas pesquisas, ameaçando derrubar o status quo político, embora enfrente um desafio com os eleitores de centro.

Os candidatos aliados a Milei, que lidera individualmente algumas pesquisas de opinião antes das eleições presidenciais, estavam bem distantes da liderança nas três províncias. A oposição conservadora lidera em geral nas pesquisas de opinião para as eleições presidenciais.

Nas eleições legislativas da província de Corrientes, que escolheram parlamentares e vereadores locais, venceram os candidatos aliados ao bloco de oposição Juntos pela Mudança, enquanto os resultados eram equilibrados nas eleições para prefeito em Córdoba.

A Argentina está lutando contra uma inflação que pode fechar o ano perto de 150%, reservas cada vez menores do banco central que colocam em risco a capacidade do Estado de fazer pagamentos, pobreza de 40% e o impacto de uma seca histórica recente nas exportações de grãos.

(Por Walter Bianchi)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5B0PT-BASEIMAGE

To Top