Mundo

Comentarista chinês diz que ânsia de envolvimento dos EUA é “ilusão”

PEQUIM (Reuters) – Um usuário de mídia social afiliado ao Estado chinês acusou os Estados Unidos nesta terça-feira de pregar peças e criar uma “ilusão” de que estão ansiosos para se engajar, dias antes de uma esperada visita do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Os preparativos para a visita foram abalados por novas acusações dos EUA de espionagem da China e questionamentos chineses sobre a sinceridade de Washington em melhorar os laços desgastados.

Embora o Departamento de Estado dos EUA não tenha anunciado a visita de Blinken, uma autoridade norte-americana disse que ele estará na China para negociações em 18 de junho. Em fevereiro, ele cancelou uma visita a Pequim depois que um suposto balão espião chinês sobrevoou os Estados Unidos.

“Toda vez que eles dizem que querem se encontrar, os Estados Unidos desempenham um papel e criam a falsa ilusão de que estão ansiosos para se comunicar enquanto, ao mesmo tempo, testam e provocam repetidamente os princípios fundamentais da China”, escreveu Yuyuan Tantian, um usuário de mídia social afiliado à emissora estatal CCTV, em um artigo.

Autoridades dos EUA, incluindo o próprio Blinken, disseram nos últimos dias que a China vinha espionando a partir de Cuba há algum tempo e atualizou suas instalações de coleta de inteligência lá em 2019.

Pequim e Havana rejeitaram a acusação como falsa.

Na segunda-feira, Blinken disse que os esforços da China em Cuba fazem parte de um esforço global para expandir sua presença no exterior, e a ação dos EUA para lidar com isso desde que o presidente Joe Biden chegou ao poder em 2021 tem produzido “resultados”, sem especificar quais foram esses resultados.

O incidente do balão em fevereiro foi uma “farsa”, e um pedido do secretário de Defesa dos EUA para se encontrar com seu homólogo chinês em uma conferência em Cingapura neste mês, que a China recusou, não foi nada além de uma performance “cuidadosamente elaborada”, escreveu o comentarista da mídia social chinesa.

(Reportagem de Ryan Woo; Reportagem adicional de Liz Lee)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5C0IK-BASEIMAGE

To Top