Benefícios

Saiba como aproveitar ao máximo os ingredientes evitando desperdícios

Comida alimento jejum

Saiba como aproveitar ao máximo os ingredientes evitando desperdícios Evite desperdício de alimentos Mas por que se preocupar com isso? Em um mundo com profundas mudanças climáticas, e que tornam nosso futuro tão incerto, viver em um país com pessoas que ainda passam fome ou vivem em vulnerabilidade alimentar é realmente para repensar seus processos dentro de casa. O IBGE divulgou em janeiro deste ano que 30% de tudo o que é produzido no Brasil vai para o lixo.

Quando compro alimentos frescos, como cebola, alho-poró, cenoura, salsinha, cebolinha, coentro, salsão etc., deixo tudo lavado e limpo dentro da geladeira (em breve, um post sobre como conservar bem os alimentos na geladeira para durarem mais). E guardo todos os talos. TODOS!

Mas o que fazer com esses talos? Eles servem para dar mais gosto e sabor a sopas (salsão, a parte verde do alho-poró, por exemplo), viram um gostoso e fresco pesto (talos de salsinha, cebolinha ou as folhas de salsão). As tampinhas de cenoura e de mandioquinha vão para uma sopa. As sementes de tomate podem ser batidas e peneiradas e incrementar um molho ou até mesmo a amada sopinha (sim, eu amo sopa e como até no verão). As cascas de batata podem ser temperadas e ir para o forno, ou air fryer, e virar chips.

Outra dica de uso para os talos é deixar batido com sal na geladeira e ir usando como tempero no dia a dia das refeições. Todo mundo faz shitake e shimeji com shoyu e manteiga. Por que não fazer com azeite e tempero de talos. Experimente e não vai se arrepender.

Comprou muita cebola e acha que elas vão estragar e perder o frescor? Rale a cebola no ralador grosso e separe em saquinhos com duas colheres de sopa cheias cada uma. Coloque no freezer. Assim você sempre vai ter cebola fresca para cozinhar e não vai perder o excesso que ficou das compras.

No caso da banana e da maçã, por exemplo, as respectivas cascas podem incrementar bolos caseiros. Veja a receita do bolo de banana aqui. Ele fica mais escuro, como se fosse feito com açúcar mascavo, mas também cresce mais e fica mais fofinho. E, se for o bolo de maçã, rale a fruta com casca para ficar mais nutritivo e colorido.

Ainda a banana: se está vendo a fruta ficar passada na fruteira, congele-a sem casca. Em um dia quente, bata com iogurte e vai ter um sorvete delicioso. Se tiver outras frutas, pode acrescentar também, como morango, frutas vermelhas, manga, pera, abacaxi. Caso contrário, só a banana batida já fica perfeita. Outra fruta que dá essa mesma textura de sorvete quando batida congelada com iogurte e outra fruta é o abacate. Congele-o e não o perca.

Escolhi este tema para estrear o blog porque realmente não gosto de desperdício e não jogo nada fora. Ainda assino uma cesta de alimentos orgânicos em que eu nunca sei o que vai chegar. Isso ajuda a estimular a criatividade na hora de cozinhar e evita que os alimentos se percam na cozinha. Fonte R7

To Top