Entretenimento

Rei Charles realiza recepção para marcar 75º aniversário da chegada de “Windrush”

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) – O rei Charles deu uma recepção no Palácio de Buckingham nesta quarta-feira para comemorar o 75º aniversário do início da chegada da “geração Windrush” de imigrantes vindos do Caribe no pós-guerra ao Reino Unido.

O navio Empire Windrush atracou em Londres em junho de 1948, trazendo a primeira de centenas de milhares de pessoas que se mudaram para o Reino Unido em um período de 23 anos para ajudar a reconstruir o país após a Segunda Guerra Mundial.

Na recepção, Charles e sua esposa, a rainha Camilla, estavam marcados para revelar dez retratos dos “anciões Windrush” que ele encomendou no ano passado.

Em 2018, o Reino Unido se desculpou por ter lidado de forma “terrível” com a geração Windrush, após uma restrição na política de imigração resultar na negação dos direitos básicos para milhares de pessoas que haviam vivido no Reino Unido por décadas, e dezenas delas terem sido deportadas erroneamente.

No ano passado, o filho de Charles e agora herdeiro, o príncipe William, inaugurou um monumento nacional aos migrantes na estação de Waterloo, em Londres, dizendo que sem a contribuição deles, o Reino Unido não seria o país que é hoje.

Ele também reconheceu o racismo e a discriminação que eles sofreram em sua chegada, e as irregularidades sofridas posteriormente por dezenas de milhares durante o escândalo Windrush.

Charles continua sendo rei e chefe de Estado de vários países do Caribe, incluindo Jamaica e Bahamas, mas tem havido crescentes pedidos de possíveis reparações pela monarquia por seus vínculos com a escravidão.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5D0UX-BASEIMAGE

To Top