Entretenimento

Comediante Bill Cosby é processado por agressão sexual por nove mulheres nos EUA

Por Joseph Ax

(Reuters) – Nove mulheres entraram com uma ação no estado norte-americano de Nevada acusando o comediante Bill Cosby de agressão sexual, a mais recente de uma longa série de acusações de má conduta contra o outrora amado artista.

As agressões ocorreram entre 1979 e 1992 em vários locais, incluindo o camarim dos bastidores de Cosby e sua suíte de hotel em Las Vegas, de acordo com o processo, que foi aberto nesta quarta-feira em um tribunal federal de Nevada.

A denúncia chegou apenas algumas semanas depois que o estado promulgou uma lei de “olhar para trás”, eliminando uma janela de dois anos para vítimas de agressão sexual entrarem com ações civis, seguindo o exemplo de vários outros estados do país.

Mais de 60 mulheres já levantaram acusações que remontam a décadas contra Cosby, que já foi conhecido como “Pai da América” ​​por seu papel na comédia televisiva dos anos 1980 “The Cosby Show”.

Agora com 85 anos, Cosby foi a primeira celebridade a ser condenada na era #MeToo, quando um júri da Pensilvânia o considerou culpado em 2018 por agredir sexualmente Andrea Constand, funcionária de sua “alma mater” Temple University, na Filadélfia, em 2004.

Ele passou três anos em uma prisão antes que a Suprema Corte do estado rejeitasse seu caso em 2021.

Em um comunicado, o porta-voz de Cosby, Andrew Wyatt, criticou as leis de “olhar para trás” e disse que seus acusadores “não estão lutando pelas vítimas — mas por seu vício em grande quantidade de atenção e ganância da mídia”.

O processo de Nevada acusa Cosby de drogar cada vítima com bebidas ou pílulas antes de agredi-las, um padrão que coincide com as alegações de outras mulheres, incluindo Constand.

Cosby também enfrenta outras reivindicações legais. Uma ex-modelo da Playboy processou-o neste mês, alegando que ele a agrediu em 1969. O autor está se aproveitando de uma lei da Califórnia que suspendeu a prescrição de tais ações.

Lili Bernard, uma das autoras das queixas em Nevada, processou separadamente Cosby em Nova Jersey por uma suposta agressão em 1990 sob uma lei semelhante.

No ano passado, um júri da Califórnia concluiu que Cosby agrediu sexualmente a adolescente Judy Huth na Playboy Mansion em 1975 e ordenou que ele pagasse a ela 500 mil dólares.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5E0PG-BASEIMAGE

To Top