Entretenimento

Novo filme do Homem-Aranha não será exibido nos Emirados Árabes Unidos

Por Yousef Saba e Lisa Barrington

DUBAI (Reuters) – Os Emirados Árabes Unidos não exibirão “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, disse a Vox Cinemas nesta quinta-feira, sem dar explicações, em meio a um debate online e entre fãs de cinema sobre o tratamento de temas transgêneros no filme de animação.

O filme, uma sequência do vencedor do Oscar de 2018 “Homem-Aranha no Aranhaverso”, foi lançado em 2 de junho nos Estados Unidos e estava programado para ser lançado em 22 de junho na região do Golfo.

No entanto, a Vox, uma subsidiária do conglomerado de varejo Majid Al Futtaim, disse em resposta a uma consulta via Facebook Messenger que o filme não será lançado nos Emirados Árabes Unidos. Majid Al Futaim não respondeu a um pedido de comentário.

Importantes redes de cinema de Arábia Saudita, Catar, Kuwait, Omã e Bahrein não listam o filme nas seções “em breve” de seus sites, incluindo os cinemas Vox, Novo e Reel.

O filme gerou um debate online sobre se a personagem Gwen Stacy é trans, e uma cena em um trailer mostra uma placa no fundo que diz “proteja as crianças trans”.

A Reuters não conseguiu determinar se esse foi o motivo da não exibição do filme.

O Conselho de Mídia dos Emirados Árabes Unidos disse na segunda-feira no Twitter que “não permitirá a circulação ou publicação de conteúdo contrário aos valores e princípios dos Emirados Árabes Unidos e aos padrões de conteúdo de mídia em vigor no país”. O conselho não forneceu mais detalhes nem se referiu a nenhum conteúdo específico.

No Oriente Médio, socialmente conservador, qualquer desvio das normas sexuais tradicionais é considerado um tabu e em muitos países é uma violação criminal.

“Sou favorável à diretriz de não exibir esse filme. Não queremos mostrar à próxima geração que isso é algo normal. Não é normal, nossa religião nos diz que só existem gêneros masculino e feminino”, declarou à Reuters Abdullah Al-Oufi, um saudita, em Riad.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5E0P2-BASEIMAGE

To Top