Mundo

Stoltenberg deve ser convidado a permanecer como chefe da Otan por mais um ano, dizem fontes

Por Steve Holland e Humeyra Pamuk

WASHINGTON (Reuters) – Jens Stoltenberg deve ser convidado a permanecer como secretário-geral da Otan por mais um ano, segundo uma fonte com conhecimento das discussões e uma autoridade dos EUA, após a aliança encontrar problemas para decidir sobre um substituto, às vésperas de uma cúpula na Lituânia em meados de julho.

Stoltenberg, um norueguês que passou nove anos no cargo e renunciaria no fim de setembro, tem apoio amplo dentro da aliança e continua sendo um líder efetivo, disse a fonte, que pediu anonimato, à Reuters.

“O governo (Biden) está começando a aceitar a ideia de que Stoltenberg fique por mais um ano”, afirmou a autoridade norte-americana, que também pediu para não ser identificada.

“Não parece haver consenso no momento dentro da aliança sobre seu substituto.”

As chances de que Stoltenberg seja convidado a estender seu mandato pela quarta vez aumentaram com a proximidade da cúpula em Vilnius. Os aliados temem uma demonstração de desunião no momento em que a Otan continua respondendo à guerra da Rússia na Ucrânia.

O secretário da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, declarou semana passada que gostaria do cargo. Mas, com alguns governos pressionando por uma primeira secretária-geral mulher da Otan, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen também surge como uma séria candidata.

(Reportagem de Humeyra Pamuk e Steve Holland)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5G002-BASEIMAGE

To Top