Mundo

Arábia Saudita pede melhor segurança marítima no Golfo, retomando laços com o Irã

(Reuters) – A Arábia Saudita quer maior segurança marítima na região crucial do Golfo, como parte de sua reaproximação com o rival de longa data Irã, disse o ministro das Relações Exteriores, príncipe Faisal bin Farhan, neste sábado.

Irã e Arábia Saudita concordaram em março, em uma negociação mediada pela China, encerrar uma disputa diplomática e reestabelecer relações, após anos de hostilidade que colocaram em risco a estabilidade regional, em locais como o Golfo, o Iêmen, a Síria e o Líbano.

“Gostaria de mencionar a importância da cooperação entre os dois países em segurança regional, especialmente a segurança da navegação marítima… e a importância de cooperação entre todos os países regionais para garantir que não haja armas de destruição em massa”, disse o príncipe Faisal.

Falando após conversar com seu correspondente iraniano, Hossein Amirabdollahian, em Teerã, o príncipe Faisal também disse que o rei saudita e o príncipe herdeiro estão ansiosos para que o presidente iraniano Ebrahim Raisi “aceite o convite para visitar o Reino em breve, se Deus quiser”.

Amirabdollahian disse em um evento conjunto televisionado que a segurança era vital para países regionais.

“O Irã nunca equiparou segurança com militarismo, mas vê como um conceito amplo que inclui aspectos políticos, culturais, sociais, econômicos e comerciais”, afirmou.

(Reportagem de Hatem Maher, no Cairo, Aziz El Yaakoubi, em Riad, e redação de Dubai)

To Top