Mundo

Comunidade LGBTQ da Polônia marcha por direitos iguais, de olho na eleição

VARSÓVIA (Reuters) – Dezenas de milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Varsóvia neste sábado para exigir igualdade para a comunidade LGBTQ, que está de olho nas próximas eleições polonesas, nas quais os direitos homossexuais podem ter um papel importante.

O partido conservador nacionalista que está no poder no país, o Lei e Justiça (PiS), se opôs fortemente ao que chama de “ideologia LGBT” em campanhas anteriores. Em meio à expectativa de que a eleição em outubro ou novembro será acirrada, ativistas esperam que o PiS use novamente questões como casamento gay ou o ensino de questões LGBTQ nas escolas para mobilizar eleitores conservadores.

“Tenho quase 100% de certeza que acontecerá novamente este ano”, disse Alicja Herda, uma das organizadoras da Marcha da Igualdade de Varsóvia.

“Mas não estou muito preocupada porque somos uma comunidade muito forte e não será fácil nos impedir de fazer nossas paradas de orgulho porque é ok ser quem você é”.

O PiS diz que ampliar casamento e adoção para casais gays ameaça as estruturas tradicionais da família e é prejudicial às crianças. Também afirma que ensinar questões LGBTQ em escolas resulta em crianças sendo sexualizadas.

“Crianças não deveriam ser sujeitas a práticas que são certamente prejudiciais a elas e podem levar a mudanças psicológicas que terão um efeito negativo em suas vidas adultas”, disse o líder do PiS, Jaroslaw Kaczynski, em maio.

(Reportagem de Agnieszka Pikulicka-Wilczewska, Alan Charlish e Kuba Stezyki)

To Top