Últimas Notícias

PF vai pedir recursos do Fundo Amazônia para construir base

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A PF (Polícia Federal) vai pedir ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) recursos do Fundo da Amazônia para construir um CCP) (Centro de Cooperação Policial Internacional) na região que abriga a floresta.

A demanda já foi tratada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, gestor do fundo. Ao todo, as ações para a região com esses recursos devem somar R$ 1 bilhão.

De acordo com o diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire, a ideia é ter um comando de controle centralizado com todos os países da Amazônia Legal. “É preciso ter eixos estruturantes comuns, técnicas e doutrinas de investigação alinhadas, formalização de provas. Isso ajuda a combater o crime na região”, explica.

Os delitos cometidos na Amazônia, com frequência, têm ligação com organizações que atuam nas nações com as quais o Brasil tem fronteira, uma vez que, na floresta, não é possível haver um controle mais efetivo.

Pelo desenho inicial, representantes das polícias e das secretarias de segurança dos países vizinhos trabalhariam no mesmo local. A estrutura é comparada ao centro de comando e controle usado pela PF durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, em 2016.

No momento, uma carta de intenções está sendo consolidada pelo MJ para ser enviada ao BNDES. Enquanto isso, os adidos da PF nos países fronteiriços já vem conversando com seus contrapartes locais.

To Top