Brasil

Novo chefe de consumo do Deutsche Bank está preparado para sacudir setor

Por Tom Sims

FRANKFURT (Reuters) – O novo chefe de consumo do Deutsche Bank quer atrair jovens ligados ao mundo digital para as agências bancárias e colocar o banco no centro das comunidades, uma visão ousada em um setor que luta para equilibrar tecnologia com uma presença física.

Claudio de Sanctis, que assumirá o gigante negócio de varejo do Deutsche Bank no início de julho, disse que os bancos europeus precisam de um “conceito diferente” para suas agências, que se tornaram meros espaços para transações.

Filósofo de formação com anos de atividades bancárias para os ricos, de Sanctis quer ver as agências de varejo se tornarem um ponto focal de comunidades — como igrejas –, maiores, mais acolhedoras e “um lugar onde as pessoas que têm tempo e interesse possam ir”, disse em uma entrevista no mês passado.

O cidadão com dupla cidadania italiana e suíça assumirá o comando de um dos maiores negócios do Deutsche meses antes da data inicialmente planejada para novembro, anunciou o banco nesta terça-feira, uma promoção para supervisionar uma divisão que traz um terço da receita do banco e emprega mais de quatro em cada 10 funcionários.

“Os bancos perderam o papel que desempenharam na sociedade nos últimos 20 a 30 anos. Quando eu era criança, os conselheiros da família eram o padre, o médico e o banco”, disse de Sanctis.

“Hoje, nosso objetivo econômico ainda existe, mas não somos mais esse tipo de agregador central. E acredito que isso é muito necessário na Europa.”

No entanto, não deu detalhes sobre como realizar sua visão antes de assumir oficialmente o cargo, sucedendo Karl von Rohr.

“RESPONSABILIDADES CLARAS”

O Deutsche reduziu sua rede de consumo em mais de 300 agências nos últimos cinco anos, para cerca de mil hoje.

O negócio de consumo do Deutsche Bank abrange a gestão de fortunas em capitais financeiras distantes — com clientes que incluem Donald Trump e Jeffrey Epstein. Também opera filiais na Itália e na Espanha, com foco em empreendedores.

Mas a maior parte de seus milhões de clientes está na Alemanha, onde o Deutsche também opera sob a marca Postbank.

Nos últimos anos, a unidade, que o Deutsche chama de “banco privado”, ficou atrás do banco de investimento em crescimento de receita e tem sofrido com problemas de integração de tecnologia que espera superar em breve.

De Sanctis ingressou no Deutsche Bank na Suíça em 2018, depois de anos como gerente de patrimônio do Credit Suisse, UBS e Barclays. Recentemente, ele supervisionou a gestão de patrimônio e as operações de varejo internacional do Deutsche.

O setor está “preparado para uma reformulação adequada”, disse ele.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5J0MW-BASEIMAGE

To Top