Mundo

EUA precisam de “legislação abrangente” para lidar com riscos da IA, diz Schumer

Por David Shepardson e Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) – O líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, pediu nesta quarta-feira por uma “legislação abrangente” para avançar e garantir salvaguardas na inteligência artificial (IA) e disse que realizará uma série de fóruns relacionados ao tema ainda este ano.

“Se o governo não intervir, quem ocupará seu lugar? Indivíduos e o setor privado não podem realizar o trabalho de proteger nosso país”, disse Schumer.

Ele se comprometeu a convocar as “mentes mais brilhantes em inteligência artificial” a partir de setembro para participar de uma série de fóruns sobre a tecnologia “que começarão a estabelecer uma nova base para políticas de IA”.

Governos ao redor do mundo estão considerando como mitigar os perigos da tecnologia emergente, e os parlamentares norte-americanos estão cada vez mais pedindo ações rápidas para lidar com os riscos.

Schumer alertou nesta quarta-feira que “se não definirmos as normas para o uso adequado da IA, outros o farão”. O Congresso dos EUA está dividido e não chegou a qualquer consenso sobre a legislação em torno da tecnologia.

“Mesmo que muitos desenvolvedores tenham boas intenções, sempre haverá atores desonestos, empresas sem escrúpulos e adversários estrangeiros que buscam nos prejudicar”, disse Schumer.

“E as empresas podem não estar dispostas a impor limites por conta própria, especialmente se seus concorrentes não forem obrigados a fazê-lo também.”

(Reportagem de David Shepardson e Richard Cowan em Washington)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5K0PY-BASEIMAGE

To Top