Brasil

Banco central da China diz que manterá política monetária “precisa e contundente”

PEQUIM (Reuters) – O banco central da China disse nesta sexta-feira que intensificará os ajustes da política macroeconômica e implementará uma política monetária prudente “de maneira precisa e contundente”.

O Banco Popular da China (PBOC) continuará a manter o iuan basicamente estável e se proteger contra o risco de grandes flutuações da taxa de câmbio, disse a instituição após a segunda reunião trimestral de seu comitê de política monetária.

O banco central disse que o atual ambiente externo está se tornando mais complexo e o comércio e o investimento estão desacelerando, enquanto a inflação permanece alta.

O efeito de aperto da política monetária pelos dos bancos centrais nos países desenvolvidos continua, e a volatilidade do mercado financeiro internacional se intensificou, disse o PBOC no comunicado publicado em seu site.

A economia doméstica geral da China está melhorando e a demanda está se recuperando, mas com impulso insuficiente, disse.

Dados oficiais divulgados nesta sexta-feira mostraram que a atividade fabril da China caiu em junho pelo terceiro mês consecutivo, com o aprofundamento da crise em outros setores.

O gabinete disse na quinta-feira que planeja tomar medidas para promover o consumo doméstico. No início deste mês, o país cortou as principais taxas de referência de empréstimos para sustentar a atividade econômica.

Durante a reunião, o banco central também afirmou que promoverá o desenvolvimento estável e saudável do mercado imobiliário.

(Reportagem de Kevin Yao e Ella Cao, em Pequim, e Twinnie Siu, em Hong Kong)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5T0NA-BASEIMAGE

To Top